Mar Adriático
O Mar Adriático é um braço do Mar Mediterrâneo localizado entre a Península Itálica e os Bálcãs, banhando países como a Itália, Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Albânia.
Introdução e localização geográfica
O Mar Adriático está localizado na região oriental da Europa. Fica entre a península Itálica e a península Balcânica e região dos Balcãs. Ele é uma parte do Mar Mediterrâneo e, geograficamente, é considerado um golfo em função de seu formato.
Principais características:
• Possui, aproximadamente, 805 quilômetros de extensão e 155 quilômetros de largura.
• A profundidade média do Mar Adriático é de 45 metros.
• No ponto mais profundo, chega a cerca de 1,2 quilômetro de profundidade.
• Possui superfície de cerca de 160 mil quilômetros quadrados.
• Na Antiguidade, principalmente na época do Império Romano, foi muito utilizado como via de transporte marítimo de mercadorias.
• As águas do Mar Adriático banham as regiões costeiras dos seguintes países: Itália, Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegóvina, Montenegro e Albânia.
• Vários rios importantes da região desembocam no Mar Adriático. Entre eles, podemos citar: rio Pó, rio Adigio, Rio Reno e rio Brenta.
• O Mar Adriático é muito utilizado atualmente para atividades de pesca e também como via para o turismo marítimo. Existem muitos hotéis instalados em cidades costeiras, principalmente italianas, do Mar Adriático.
• As principais cidades costeiras do mar Adriático são: na Itália (Veneza, Bari, Ortona, Brindisi, Ancona e Rimini); na Croácia (Pula, Rijeka e Zadar) e na Albânia (Durres).
Mar Adriático na costa da Croácia (Dalmácia) |
Ecossistema do mar Adriático
O Mar Adriático possui um ecossistema único e diversificado. Suas profundidades, relativamente rasas, temperaturas quentes e águas ricas em nutrientes criam um ambiente ideal para uma variedade de vida marinha. A parte norte do mar é mais rasa e menos salina, suportando extensos prados de ervas marinhas que desempenham um papel crucial na manutenção do equilíbrio ecológico. Esses prados são habitats para inúmeras espécies e servem como importantes áreas de reprodução e alimentação. As partes central e sul mais profundas do Adriático têm águas mais abertas e fundos rochosos, abrigando diferentes espécies de peixes, moluscos e crustáceos. Esta topografia variada e a gama de habitats contribuem para a rica biodiversidade da região, que inclui uma variedade de espécies de peixes, como sardinhas, anchovas e o merluza europeu, bem como mamíferos marinhos como golfinhos e a ocasional foca-monge.
O Mar Adriático também é caracterizado por seus significativos pântanos costeiros e estuários, particularmente ao longo do Delta do Rio Po, na parte norte. Essas áreas são vitais para espécies de aves, residentes e migratórias, tornando o Adriático uma área importante para observação de aves e conservação.
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
Vídeo indicado no YouTube: