Civilização Grega Antiga

Resumo e divisão dos períodos históricos, características, história, introdução, sociedade, bibliografia

Acrópole de Atenas: um dos símbolos da civilização grega
Acrópole de Atenas: um dos símbolos da civilização grega

 

Introdução


A Grécia antiga localizava-se no sudeste da Europa, e em grego era conhecida como Hellas ou Ellada. Consistia de um continente e um arquipélago de ilhas. Ela é o berço da filosofia ocidental, da literatura, da matemática, da história, do teatro, dos Jogos Olímpicos e da democracia. O conceito de um universo atômico foi proposto pela primeira vez na Grécia com Demócrito e Leucipo. O processo do método científico atual foi introduzido com Tales de Mileto e seus seguidores. O alfabeto latino também foi herdado da civilização grega, tendo sido introduzido na região pelos fenícios no século VIII a.C., e os primeiros trabalhos em física e engenharia foram iniciados por Arquimedes, pela colônia grega de Siracusa, entre outros. Por isso, a Grécia antiga é a base de grande parte da cultura ocidental hoje. Praticamente tudo que se refere a formas de governo, filosofia, ciência, matemática, arte, literatura e esportes teve sua origem na civilização grega. Ela foi uma das maiores civilizações do Mediterrâneo antigo. Em seu auge, sob Alexandre, o Grande, dominou grande parte da Europa e da Ásia Ocidental.



Períodos


Os historiadores costumam dividir a história da civilização grega em três grandes períodos:


1.    Período Arcaico: é caracterizado pela introdução de repúblicas em vez de monarquias (que, em Atenas, avançaram em direção à democracia) organizadas como uma cidade-estado ou pólis e a instituição de leis. Decorreu desde 800 a.C. até cerca de 500 a.C. Esse período incluiu o início dos Jogos Olímpicos e a redação da Odisseia e da Ilíada por Homero.


2.    Período Clássico: este é o momento em que a maioria de nós pensa quando se tem a civilização grega em mente. Foi a Idade de Ouro de Atenas, quando era governada por uma democracia e quando teve início a construção da Acrópole. Nesse período, a civilização grega atingiu o auge em quase todas as áreas do conhecimento humano e os grandes pensadores e artistas da Antiguidade floresceram. Leônidas e seus 300 espartanos caíram nas Termópilas e, no mesmo ano (480 a.C.), Temístocles derrotou a frota naval persa em Salamina, levando à derrota final dos persas em Plateia. É também o período de Alexandre, o Grande. Ele liderou seu exército e invadiu o Egito, chegando a conquistar parte da Índia. Educado por Aristóteles, difundiu os ideais da civilização grega através de suas conquistas e, ao fazê-lo, transmitiu a filosofia, a cultura, a linguagem e a arte gregas para todas as regiões com as quais teve contato. Esse período termina com sua morte, em 323 a.C.


3.    Período Helenístico: durou desde a morte de Alexandre, o Grande até 146 a.C., quando Roma conquistou a Grécia. Durante esse período, o pensamento e a cultura gregos se tornaram dominantes nas várias regiões sob a influência dos sucessores de Alexandre.



Ser cidadão


A principal característica da civilização grega é sem dúvida a cidadania. Um cidadão grego cumpre seus deveres (financeiro, militar, religioso) e, em troca, tem o privilégio de participar do governo do estado, é protegido pelas leis (um estrangeiro, em geral, não tem direitos) e pelos deuses da cidade (cada cidade tem seus próprios deuses e cultos reservados para os cidadãos).


Os cidadãos são agrupados em torno de um centro urbano, que serve como uma fortaleza e também um local para a vida política, intelectual, religiosa e econômica. Este centro é considerado indispensável, mas o território em torno dele também é povoado por cidadãos que vivem em aldeias. Apesar da distância e de sua pouca participação na vida da cidade devido à distância, não há diferença entre os direitos e os deveres desses cidadãos, pois ambas as regiões dependem uma da outra.



Fontes


https://www.history.com/topics/ancient-history/ancient-greece

https://www.timemaps.com/civilizations/ancient-greeks/

https://www.ancient.eu/greece/

https://www.histoire-pour-tous.fr/civilisations/

3067-la-civilisation-grecque-la-grece-antique.html