Helenismo

O que foi, civilização helenística, cultura grega, difusão da cultura grega, arte helenística

Exemplo de arte helenística
Exemplo de arte helenística

 

O que foi

Helenismo é um termo que designa tradicionalmente o período histórico e cultural durante o qual a civilização grega se difundiu no mundo mediterrânico, euroasiático e no Oriente, fundindo-se com a cultura local.

 


Principais característicasdo helenismo

 

- Da união da cultura grega com as culturas da Ásia Menor, Eurásia, Ásia central, Síria, África do Norte, Fenícia, Mesopotâmia, Índia e Irã, nasceu a civilização helenística, que obteve grande destaque em nível artístico, filosófico, religioso, econômico e científico.

 

- O helenismo se difundiu do Atlântico até o rio Indo. 



- Do ponto de vista cronológico, o helenismo se desenvolveu do início do reinado de Alexandre, o Grande, da Macedônia (336 a.C.) até 30 a.C. (anexação do reino do Egito por Roma).

 

- O helenismo apresentou grandes avanços nas Ciências, principalmente na Matemática, na Física, na Geografia e na Astronomia. Entre os principais cientistas da época, podemos citar: Eratóstenes (geógrafo e matemático grego), Euclides de Alexandria (matemático grego, considerado o "pai da Geometria"), Cláudio Ptolomeu (geógrafo, cartógrafo, matemático e astrônomo grego) e Arquimedes de Siracusa (físico, inventor e matemático grego).

 

Mapa mostrando as regiões com influência do helenismo

 

 

 

 

 

 

 

Mapa mostrando as regiões com influência do helenismo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Última revisão: 27/03/2020
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).