Helenismo
O helenismo foi a difusão da cultura grega na Antiguidade.

O que foi
Helenismo é um termo que designa tradicionalmente o período histórico e cultural durante o qual a civilização grega se difundiu no mundo mediterrânico, euroasiático e no Oriente, fundindo-se com a cultura local.
Principais característicasdo helenismo:
- Da união da cultura grega com as culturas da Ásia Menor, Eurásia, Ásia central, Síria, África do Norte, Fenícia, Mesopotâmia, Índia e Irã, nasceu a civilização helenística, que obteve grande destaque em nível artístico, filosófico, religioso, econômico e científico.
- O helenismo se difundiu do Atlântico até o rio Indo.
- Do ponto de vista cronológico, o helenismo se desenvolveu do início do reinado de Alexandre, o Grande, da Macedônia (336 a.C.) até 30 a.C. (anexação do reino do Egito por Roma).
- O helenismo apresentou grandes avanços nas Ciências, principalmente na Matemática, na Física, na Geografia e na Astronomia. Entre os principais cientistas da época, podemos citar: Eratóstenes (geógrafo e matemático grego), Euclides de Alexandria (matemático grego, considerado o "pai da Geometria"), Cláudio Ptolomeu (geógrafo, cartógrafo, matemático e astrônomo grego) e Arquimedes de Siracusa (físico, inventor e matemático grego).
|
Mapa mostrando as regiões com influência do helenismo |
Última revisão: 18/09/2020
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Fontes de referência do artigo:
- EYLER, Flávia Maria Schlee. História Antiga – Grécia e Roma: a formação do Ocidente. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
- PILETTI, Nelson. História e Vida Integrada. São Paulo: Editora Ática, 1998.