Período Homérico da Grécia Antiga
Resumo das principais características históricas do Período Homérico da Grécia Antiga

Introdução - o que foi
Esse período da História grega possui esse nome, pois as principais fontes históricas, que fornecem informações do período, são os poemas Ilíada e Odisseia do poeta Homero. O primeiro poema retrata a Guerra de Troia. Já o segundo é sobre as viagens de Ulisses (Odisseu) no seu retorno para a ilha de Ítaca.
Em função do uso dessas fontes, há muita informação histórica misturada com mitologia.
O Período Homérico vai do século XII a.C. ao VIII a.C.
Principais características desse período:
- Na fase inicial desse período, ocorreu o povoamento da Grécia pelos indo-europeus (povos arianos). Os dórios foram o último povo a chegar na Grécia e provocou a 1ª diáspora grega (dispersão dos povos gregos). Houve também a dispersão dos gregos pelas ilhas pelo mar Egeu e pelo sul da Ásia Menor (Jônia).
- Após o povoamento da península Balcânica, a população da Grécia Antiga passou a viver nos genos (pequenas comunidades primitivas). Esse sistema de organização social é conhecido como sistema gentílico.
- A economia era baseada, principalmente, na agricultura.
- Era uma sociedade patriarcal. O líder do genos era o pater famílias.
- No início desse período, a terra era de propriedade coletiva, ou seja, ainda não existia a propriedade privada da terra.
- Porém, quando ocorreu o crescimento populacional, em meados desse período, a falta de terras gerou a desestruturação do genos. Como resultado, os pater famílias e seus parentes passaram a controlar as terras mais férteis, originando assim a propriedade privada. Esse grupo social deu origem aos eupátridas (grupo social dominante).
- Os familiares mais distantes dos eupátridas passaram a trabalhar como camponeses, pois ficaram sem a propriedade de terras.
- Com a desestruturação do sistema gentílico ocorreu também a 2ª Diáspora Grega. Muitos gregos colonizaram a região do sul da Itália, que ficou conhecida como Magna Grécia.
- Portanto, já no final do período Homérico, formaram-se as pólis gregas (cidades-Estado), com uma sociedade estamental e existência da propriedade privada.
Curiosidade:
- Na Europa, esse período é também conhecido como Idade das Trevas da História da Grécia Antiga.
Homero: seus poemas Ilíada e Odisseia são as principais fontes históricas do Período Homérico.
Artigo publicado em: 15/11/2019.
___________________________________
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
História econômica da Grécia - desde o período Homérico até a conquista romana
Autor: Glotz, Gustavo
Editora: Cosmos
Ano: 1946
Temas do livro: História da Grécia Antiga