Corrida do Ouro nos Estados Unidos
A corrida do ouro nos Estados Unidos foi um período histórico (meados do século XIX) em que muitas pessoas foram do leste para o oeste em busca das minas de ouro na Califórnia.
O que foi
Nome dado ao grande afluxo de pessoas que, entre 1848 e 1853, rumou para a Califórnia em busca de ouro. Estima-se que cerca de trezentas mil pessoas migraram para a região.
Como começou
Em 24 de janeiro de 1848, John Sutter e James W. Marshall encontraram flocos de ouro em um leito de rio em Sierra Nevada. Apesar de tentarem manter sua descoberta em segredo, a notícia logo se espalhou, fazendo com que a área fosse sitiada por milhares de garimpeiros. Com sua propriedade invadida e seus bens e gado roubados ou destruídos, Sutter foi à falência em 1852. Embora tenha sido estimado que cerca de dois bilhões de dólares em ouro foram extraídos, poucos mineradores ficaram ricos. O trabalho era duro, os preços eram altos e as condições de vida primitivas.
Principais causas da corrida do Ouro nos EUA:
• O período que antecedeu a Corrida do Ouro foi caracterizado por dificuldades econômicas devido ao Pânico de 1837 e à depressão resultante. A atração pelo ouro ofereceu uma saída para o desespero econômico de muitos.
• A divulgação de notícias sobre a descoberta de ouro foi uma causa importante. Inicialmente, a notícia foi mantida em segredo, mas a informação rapidamente vazou.
• A Corrida do Ouro também ocorreu durante uma época em que a ideia do Destino Manifesto prevalecia na América. Essa era a crença de que os EUA estavam destinados a se espalhar pelo continente norte-americano, o que encorajou as pessoas a se mudarem para o oeste.
• O governo dos EUA desempenhou um papel importante na promoção da Corrida do Ouro. Em dezembro de 1848, o presidente James K. Polk confirmou a descoberta de ouro na Califórnia, que ainda havia sido recém-adquirido do México. Esse endosso oficial legitimou os rumores sobre o ouro e estimulou a corrida.
Principais consequências:
• A Corrida do Ouro diminuiu à medida que os depósitos foram esgotados e o capital organizado e a maquinaria substituíram os esforços de aventureiros individuais por operações mais eficientes. Os campos de mineração deram lugar a muitas cidades e vilas, com governo organizado e aplicação da lei, como a cidade de São Francisco.
• A corrida do ouro resultou em um aumento maciço da população da Califórnia.
• A corrida do ouro estimulou as economias globais e nacionais. O influxo de riqueza do ouro estimulou a economia norte-americana.
• O rápido crescimento populacional levou ao desenvolvimento de infraestrutura, incluindo cidades, estradas e ferrovias, o que moldaria o desenvolvimento da Califórnia de maneiras significativas.
Garimpeiros trabalhando numa mina de ouro na Califórnia (1850) |
Curiosidade histórica:
Esse período também ficou conhecido como "A Febre do Ouro".
Mineiros escavando próximos a um rio durante a Corrida do Ouro nos EUA. |
Revisado por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
Fonte de referência do texto:
CAMPOS, Raymundo. Estudos de História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Editora Atual, 1988.
Vídeo indicado no YouTube:
O VELHO OESTE E A CORRIDA DO OURO NOS ESTADOS UNIDOS - Vogalizando História