Guerra de Secessão

A Guerra de Secessão, também conhecida como Guerra Civil Americana foi um dos principais fatos da história norte-americana.

Guerra de Secessão: estados do Norte contra estados do Sul
Guerra de Secessão: estados do Norte contra estados do Sul

 

O que foi (definição histórica)

 

A Guerra de Secessão (Guerra Civil) foi um conflito militar que ocorreu nos Estados Unidos, entre os anos de 1861 e 1865. De um lado ficaram os estados do Sul (Confederados) contra os estados do Norte (União).



As principais causas da Guerra de Secessão foram:

 

• Os estados do Sul tinham uma economia baseada no latifúndio escravista e na produção, principalmente de algodão, voltada para a exportação. Enquanto isso, os estados do Norte defendiam a abolição da escravidão e possuíam suas economias baseadas na indústria. Esta diferença de interesses foi a principal causa da Guerra Civil.

• A eleição de Abraham Lincoln em 1860, que era visto como contrário à expansão da escravidão, foi o catalisador final para a secessão. Os estados do Sul sentiam que seu poder político estava diminuindo e que não tinham mais voz no governo nacional. Isso levou à secessão de onze estados do Sul e à formação dos Estados Confederados da América.

 

• A expansão territorial exacerbou ainda mais as tensões, pois ambos os lados tinham visões diferentes para o futuro dos novos territórios no Oeste. O Norte queria que essas áreas fossem livres da escravidão, abertas ao trabalho branco, enquanto o Sul queria expandir a escravidão para essas novas regiões.



Os principais comandantes da guerra:

 

- Os Estados do Norte (União) foram comandados por Abraham Lincoln (comandante-em-chefe), Andrew Johnson (comandante-em-chefe) e General Ulysses S. Grant (general comandante).

 

- Os Estados do Sul (Estados Confederados da América) foram liderados por Jefferson Davis (Presidente dos Estados Confederados da América).



Início e fim do conflito

 

O conflito teve início em 1861 através de ações militares do Sul. Com duração de cinco anos, a guerra provocou a morte de aproximadamente 600 mil pessoas. Os estados do norte, mais ricos e preparados militarmente, venceram e impuseram seus interesses sobre o país. 

 

Batalha da Chickamauga durante a Guerra Civil Ameridana

Batalha da Chickamauga (1863): vitória dos confederados.

 

 

As principais consequências da guerra foram:

 

• A escravidão foi abolida, atendendo aos interesses dos estados do Norte. Apesar disso, os negros não tiveram nenhum programa governamental que lhes garantissem a integração social. Após a liberdade, foram marginalizados pela sociedade.

 

• Outra importante consequência foi a restauração da União.

 

• A região Sul foi ocupada militarmente até o ano de 1877.

 

• O processo de industrialização do Norte intensificou-se ainda mais, gerando mais riqueza na região. Por outro lado, o Sul passou por uma crise, perdendo influência política.

 

• Teve início a Era da Reconstrução dos Estados Unidos (1865 a 1877).

Bandeira da União e dos Confederados utilizadas na Guerra de Secessão


Bandeiras da União e dos Confederados utilizadas na Guerra de Secessão.

 

 

 

Foto em preto e branco de um homem com aproximadamente 60 anos, grisalho e vestindo um terno escuro

Ulysses Grant (1822-1885): foi general e um dos principais personagens da Guerra de Secessão nos EUA.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).