Guerra de Secessão

História da Guerra de Secessão, a Guerra Civil Americana, causas e consequências, conflitos, história dos Estados Unidos

Guerra de Secessão: estados do Norte contra estados do Sul
Guerra de Secessão: estados do Norte contra estados do Sul

 

Introdução 

 

A Guerra de Secessão (Guerra Civil) foi um conflito militar que ocorreu nos Estados Unidos, entre os anos de 1861 e 1865. De um lado ficaram os estados do Sul (Confederados) contra os estados do Norte (União).

 

Causas principais:

 

Os estados do Sul tinham uma economia baseada no latifúndio escravista e na produção, principalmente de algodão, voltada para a exportação. Enquanto isso, os estados do Norte defendiam a abolição da escravidão e possuíam suas economias baseadas na indústria. Esta diferença de interesses deflagrou o conflito.

 

Guerra

 

O conflito teve início em 1861 através de ações militares do Sul. Com duração de cinco anos, a guerra provocou a morte de aproximadamente 600 mil pessoas. Os estados do norte, mais ricos e preparados militarmente, venceram e impuseram seus interesses sobre o país. 

 

Consequências

 

- A escravidão foi abolida, atendendo aos interesses dos estados do Norte. Apesar disso, os negros não tiveram nenhum programa governamental que lhes garantissem a integração social. Após a liberdade, foram marginalizados pela sociedade.

 

- A região Sul foi ocupada militarmente até o ano de 1877.

 

- O processo de industrialização do Norte intensificou-se ainda mais, gerando mais riqueza na região. Por outro lado, o Sul passou por uma crise, perdendo influência política.