História do Petróleo no Brasil

Conheça a cronologia e os principais fatos e momentos da exploração e produção de petróleo no Brasil

Plataforma de Petróleo da Petrobrás P-51: a primeira 100% nacional
Plataforma de Petróleo da Petrobrás P-51: a primeira 100% nacional

 

História do Petróleo no Brasil em ordem cronológica

 

- Podemos dizer que a História do Petróleo no Brasil teve início em 1892. Neste ano, o fazendeiro Eugênio Ferreira de Camargo perfurou o primeiro poço em busca de petróleo em sua fazenda na cidade de Bofete (interior do estado de São Paulo). Porém, o poço de 488 metros de profundidade teve come resultado apenas água sulfurosa. Foi a primeira tentativa de se encontrar petróleo em território brasileiro.

 

- Em 1938 foi criado o Conselho Nacional de Petróleo (CNP).

 

- Foi somente em 1939, no bairro de Lobato (Salvador-BA) que foi descoberta a primeira jazida de petróleo explorável comercialmente.

 

- No ano de 1948 é criado o Centro de Estudos e Defesa do Petróleo, cujo objetivo era coordenar a campanha "O petróleo é nosso".

 

- Em 1949 entra em operação, na região do Recôncavo Baiano, o primeiro oleoduto brasileiro.

 

- Em 1950 ocorre a instalação da refinaria Landulfo Alves no município baiano de Mataripe.

 

- Em 1950 o primeiro petroleiro (embarcação de transporte de petróleo) é lançado ao mar.

 

- Em 3 de outubro de 1953 é fundada a Petrobrás (empresa estatal) e instituído através de lei o monopólio na extração e refino do petróleo em território nacional.

 

Foto mostrando Getúlio Vargas na fundação da Petrobrás

O ex-presidente do Brasil Getúlio Vargas (com a mão com petróleo), na fundação da Petrobrás em 3 de outubro de 1953.



- Em 1954 entra em operação a Petrobrás.

 

- Em 1968 ocorre a primeira descoberta de petróleo no mar, no campo de Guaricema em Sergipe.

 

- Em 1974 ocorreu a descoberta do Campo de Enchova. Este fato marcou o início da exploração offshore em grande escala no Brasil.

 

- Para aumentar a pesquisa de novas jazidas de petróleo no Brasil, em 1975 são adotados os contratos de risco entre a Petrobrás e empresas privadas.

 

- Em 1997 é sancionada a lei que quebra o monopólio da Petrobrás na exploração do petróleo no Brasil.

 

- Em 2006 é alcançada a autossuficiência temporária em petróleo.

 

- Em janeiro de 2009 começa a operar a plataforma de petróleo da Petrobrás P-51, a primeira construída 100% no Brasil.

 

- Em setembro de 2008, começa a primeira produção no pré-sal no campo de Jubarte (a Bacia de Campos, litoral sul do estado do Espírito Santo).

 

- Em 2016, o Brasil se tornou o maior produtor de petróleo da América Latina com 918,7 milhões de barris. Foi um crescimento de 3,2% em relação ao ano de 2015. O Brasil já é o 10º maior produtor de petróleo do mundo.

 

- Em 2018, a produção de petróleo no Brasil foi de, aproximadamente, 3,16 milhões de barris por dia. Só a Petrobrás foi responsável pela produção de 2,63 mbd (milhões de barris por dia).

 

- Em 2019, a Petrobras produziu 1,018 bilhão de barris, um crescimento de 7,78% em relação ao volume produzido no ano anterior.

 

- Em 2022, as produções anuais médias de petróleo e de gás natural foram recordes, no Brasil. A de petróleo foi de 3,02 milhões de barris por dia. Já a produção de gás natural atingiu média anual 138 milhões de metros cúbicos por dia nesse mesmo ano.

 

Perfuração de poço de petróleo em Bofete, Estado de SP em 1892

Perfuração de poço de petróleo em Bofete (interior do Estado de SP) em 1892.

 

 

A Camada Pré-Sal

 

A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo). Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal (que podem ter até 2 km de espessura). Portanto, se localizam de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar.

 

Localização da camada pré-sal

Localização da camada pré-sal (no destaque)

 

 

Dados e exploração de petróleo na camada pré-sal

 

Estas reservas se formaram há, aproximadamente, 100 milhões de anos a partir da decomposição de materiais orgânicos.

 

Os técnicos da Petrobras ainda não conseguiram estimar a quantidade total de petróleo e gás natural contidos na camada pré-sal. No Campo de Tupi, por exemplo, a estimativa é de que as reservas são de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo.

 

Em setembro de 2008, a Petrobras começou a explorar petróleo da camada pré-sal em quantidade reduzida. Esta exploração inicial ocorreu no Campo de Jubarte (Bacia de Campos), através da plataforma P-34.



Você sabia?

 

- A descoberta de petróleo no pré-sal ocorreu no ano de 2006, no campo de Lula (bacia de Campos). Atualmente (2023), este campo é o maior produtor de petróleo do pré-sal do Brasil, com média de 980 mil barris de petróleo por dia. (fonte: https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/imprensa/noticias-comunicados/producao-acumulada-no-campo-de-lula-supera-2-bilhoes-de-barris-de-oleo-equivalente).

 

- Em setembro de 2008, foi produzido o primeiro óleo originário do pré-sal. Ele foi extraído no campo de Jubarte (bacia de Campos).

 

- Em média, a produção de petróleo derivado da camada pré-sal no Brasil é de 2,4 milhões de barris por dia. Já a produção de gás natural no pré-sal é de, aproximadamente, 80 mil metros cúbicos por dia. (dados de janeiro de 2023). (Fonte: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/producao-de-petroleo-e-gas-natural-em-2023-apresenta-resultados-expressivos-em-comparacao-a-2022)

 

Plataforma da Petrobras P-51 - exploração de petróleo do pré-sal
Plataforma da Petrobras P-51, inaugurada em 2009: exploração de petróleo do pré-sal na Bacia de Tupi.

 

 

 

Principal fonte dos dados: Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).