Período Pré-Colonial Brasileiro

O que foi, período, características, história, resumo, contexto histórico, as expedições, exploração do pau-brasil, escambo, bibliografia.

Período Pré-Colonial Brasileiro: trabalho indígena e exploração de pau-brasil
Período Pré-Colonial Brasileiro: trabalho indígena e exploração de pau-brasil

 

O que foi

 

O Período Pré-Colonial da História do Brasil foi uma fase que tem início da chegada dos portugueses ao Brasil (1500) até o ano de 1530, ano que tem início ao processo de colonização do país.

 

Principais características do período Pré-Colonial Brasileiro

 

- Pouco interesse de Portugal em colonizar o Brasil. Nessa fase, os portugueses apenas fizeram a exploração do pau-brasil, encontrado no litoral (Mata Atlântica). Vale lembrar que nessa fase, Portugal estava concentrado no comércio de especiarias das Índias, que era muito lucrativo.

 

- O desinteresse também pode ser explicado pelo fato dos portugueses não terem encontrado metais preciosos (ouro e prata), nesse período, em terras brasileiras.

 

- Período marcado pelos primeiros contatos entre portugueses e indígenas. Os portugueses usaram a mão de obra indígena no processo de corte e transporte do pau-brasil até as caravelas.

 

- Os portugueses usaram o sistema de escambo com os indígenas. Os nativos brasileiros trabalhavam para os portugueses e recebiam, em troca, espelhos, roupas, pentes, entre outros objetos de pouco valor.

 

- Nessa fase, a coroa portuguesa enviou ao Brasil dois tipos de expedições: as expedições exploradoras e as expedições guarda-costas. As primeiras tinham como objetivo fazer a exploração do pau-brasil, elaborar o mapeamento do litoral brasileiro e procurar recursos minerais. Já as segundas tinham como propósito fazer a proteção da região costeira contra tentativas de invasões estrangeiras (franceses e ingleses principalmente).

 

- Nesse período, as terras brasileiras serviram também de local para a coroa portuguesa enviar os degredados. Esses eram pessoas que cometiam crimes em Portugal e recebiam como punição o degredo no Brasil.

 

 

Artigo publicado em: 08/07/2019
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).