República Oligárquica
Nome que foi dado para o período da história da República em que as oligarquias agrárias do Brasil tinham muito poder político.

O que foi - definição histórica
A República Oligárquica foi um período da História do Brasil, entre 1894 e 1930, em que nosso país foi governado por grupos políticos representantes da elite agrária (oligarquias) nacional.
Principais características da República Oligárquica:
- A presidência da República foi ocupada por políticos do PRP (Partido Republicano Paulista) e PRM (Partidos Republicano Mineiro). Esse sistema de alternância política, entre MG e SP, ficou conhecido como Política do Café com Leite.
- Fraudes eleitorais para eleger sempre os representantes das elites agrárias.
- Política dos Governadores: acordos entre presidentes da República e governadores dos estados. Esses acordos envolviam apoios mútuos e troca de favores políticos.
- Coronelismo: os coronéis eram grandes proprietários rurais que exerciam importante influência política em suas regiões. Eles obrigavam os eleitores da região a votarem nos candidatos indicados por ele.
- Esse período foi marcado por muitas revoltas e movimentos sociais. Como exemplo, podemos citar: Revolta da Vacina (ocorreu no Rio de Janeiro em 1904), Guerra de Canudos (Nordeste entre 1893 e 1897), Revolta da Chibata (Rio de Janeiro em 1910) e Guerra do Contestado (fronteira de SC e PR entre os anos de 1912 e 1917).
- Tenentismo: jovens tenentes do Exército que fizeram oposição à política das oligarquias.
- Política do Café com Leite: sistema político em que havia a alternância de políticos de São Paulo e Minas Gerais na presidência da República. Esse sistema era sustentado através de acordos e trocas de favores. Ganhou esse apelido, pois São Paulo era um grande produtor de café e Minas de leite. Desta forma, as elites agrárias destes estados monopolizavam o poder e governavam de acordo com os seus interesses econômicos e políticos.
![]() |
Charge sobre a política do café com leite: uma das principais características da República das Oligarquias. |
atualizado em 22/07/2020
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Fonte de referência do texto:
- FAUSTO, Boris. O Brasil republicano: sociedade e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.
- CARONE, Edgard. A Primeira República (1889-1930): texto e contexto. São Paulo: Difel, 1969.