Jacqueries: as revoltas camponesas

As Jacqueries foram revolta de camponeses ocorridas no final da Idade Média.

Jacqueries de 1358: revolta dos camponeses
Jacqueries de 1358: revolta dos camponeses

 

O que foram (significado)

 

As Jacqueries, também conhecida como Revolta dos Jacques, foram rebeliões camponesas ocorridas na França em 1358. Estão relacionadas com a crise do feudalismo na Idade Média.

 

As Jacqueries não foram revoltas bem coordenadas ou estruturadas com objetivos e liderança claramente definidos. Pelo contrário, foi uma erupção violenta e espontânea de descontentamento e raiva, refletindo a condição desesperada do campesinato francês em meados do século XIV.

 

Motivos e indicação de crise do Feudalismo

 

1. Péssimas condições de vida dos camponeses franceses em meados do século XIV. A fome, a miséria e as doenças (principalmente a peste-negra) afetaram muito os servos nesta época.

 

2. Exploração excessiva dos senhores feudais e da nobreza sobre a camada social dos servos (camponeses). Esta exploração ocorria através da cobrança de diversos impostos e taxas.

 

3. Havia um ressentimento crescente contra a nobreza que era vista como falha em seu dever de proteger a população dos estragos da guerra.

 

3. Esgotamento do sistema de produção feudal (feudalismo).

 

Principal objetivo das Jacqueries

 

Através destas revoltas, os camponeses buscaram melhorar suas condições de vida, através da eliminação da forte exploração imposta pela nobreza medieval francesa.

 

Como terminaram

 

A nobreza francesa organizou um forte exército para combater a rebelião.

 

As revoltas terminaram com dura repressão dos nobres (senhores feudais) franceses sobre os camponeses. De acordo com estimativas de historiadores, cerca de 22 mil camponeses foram mortos pelas forças militares dos nobres.

 

Ilustração de uma Jacquerie em Paris no século XV

Ilustração de uma Jacquerie em Paris no século XIV. Fonte: Crônicas de Froissart.



Curiosidades históricas:

 

- A palavra jacquerie em francês era utilizada, popularmente, como sinônimo de camponês. Uma das explicações afirma que este nome faz referência as jaquetas (Jacques, em francês) curtas usadas pelos camponeses. Este termo pode ter sido usado pelos nobres para ridicularizar os mais pobres, na França do século XIV.

 

- Outra explicação para o nome da revolta está relacionada com um possível camponês, líder da revolta de 1358: Jacques Bonhomme.

 

- Na Inglaterra também ocorreram revoltas camponesas. Uma das mais importantes foi a Revolta de Wat Tyler (1381), que exigiu reformas sociais e econômicas.

 

Pintura medieval mostrando homens com armas sobre cavalos.

Pintura retratando a morte de Wat Tyler (a esquerda), líder da revolta que levou seu nome.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).