Curiosidades sobre os Índios do Brasil

Conheça curiosidades sobre a cultura e vida dos índios do Brasil.

Tribo de índios isolados que vivem no Acre (foto divulgada pela Funai em 2008)
Tribo de índios isolados que vivem no Acre (foto divulgada pela Funai em 2008)

 

Curiosidades sobre os índios brasileiros:


- A população indígena no Brasil atual é de 1,7 milhão habitantes (dados divulgados em agosto de 2023 por IBGE e Funai), correspondendo a 0,83% da população brasileira. São, aproximadamente, 305 etnias indígenas.

 

- Atualmente existem 274 línguas indígenas no Brasil. Não foram contabilizadas as línguas faladas pelas tribos isoladas, pois não há contato entre elas e os homens brancos.

 

- Quando os portugueses chegaram ao Brasil em abril de 1500, existiam cerca de 1.300 línguas indígenas faladas por diversas nações e tribos.

 

- Existem várias palavras que foram incorporadas pela Língua Portuguesa que são de origem indígena. Exemplos: açaí, caipira, canoa (barco pequeno e estreito feito de madeira), mandioca, uirapuru, arapuca (armadilha para caçar pássaros pequenos), caju, pipoca, tapioca, e canga (pedaço de tecido retangular usado na cintura).

 

- Existem também vários nomes de bairros, cidades e rios que são de origem indígena. Exemplos: Jundiaí, Mooca, Anhangabaú, Ipanema, Uberaba, Mairiporã, Bangu, Grajaú, Itapemirim, Ibirapuera, Tuiuti, Guarujá e Paraná.

 

- Exemplos de pratos típicos da culinária brasileira, sendo de origem indígena, são: tapioca, pirão, beiju, pipoca.

 

- Quando entraram em contato pela primeira vez com os portugueses, em abril de 1500, os indígenas brasileiros estranharam muito o cheiro, provavelmente ruim, dos visitantes. Enquanto os índios se banhavam até mais do que uma vez por dia, os europeus estavam acostumados a ficar vários dias sem tomar banho.

 

- Os indígenas, neste primeiro contato, também não gostaram da água que os portugueses ofereceram a eles. Os indígenas estavam acostumados a tomar água sempre fresca das fontes. A água que os europeus levavam nas caravelas ficava muito tempo parada e, por isso, deveriam ter um gosto ruim.

 

- No Brasil, o órgão federal que cuida das políticas indigenistas é a Funai (Fundação Nacional do índio. Fundada em 1967, ela é ligada ao Ministério da Justiça.

 

- Na atualidade, a etnia indígena com maior quantidade de índios é a Ticuna (população estimada de 35 mil).

 

- O primeiro deputado federal brasileiro de etnia indígena foi Mario Juruna. Nascido numa aldeia xavante do estado de Mato Grosso, Juruna foi deputado entre os anos de 1983 a 1987).

 

- De acordo com dados divulgados pelo IBGE em abril de 2019, 38% dos índios brasileiros vivem em cidades.

 

- De acordo com dados do IBGE, atualmente 17% dos índios brasileiros não falam a língua portuguesa.

 

- O estado brasileiro que concentra a maior quantidade de índios é o Amazonas. E a cidade que tem a maior quantidade de índios é São Gabriel da Cacheira (Amazonas) com 29 mil indígenas.

 

- Existem várias famílias linguísticas indígenas no Brasil como, por exemplo, Jê, Karib, Tupi-Guarani, Aikaná, Tukano, Aurak-maipure, Pano, Mondé, Bororo, Aweti e Makú.

 

- Com a chegada dos portugueses ao Brasil vieram também os vírus tipicamente europeus (principalmente gripe, varíola e sarampo). Os índios brasileiros não possuíam anticorpos contra estes vírus. O resultado foi a morte de milhares de índios contaminados e desenvolveram estas doenças.

 

- Em muitas tribos indígenas, a passagem dos meninos da infância para a fase adulta é marcada por provas de coragem e resistência. Preparadas pelos adultos da tribo, os jovens índios devem passar por provas que consistem em ser picados por formigas, subir em grandes árvores, enfrentar animais selvagens, pegar colmeia de abelhas ou casa de marimbondos com as mãos, entre outras.

 

- A maior reserva indígena do Brasil é a Raposa Terra do Sol com, aproximadamente, 1,66 milhões de hectares. Ela está situada na região noroeste do estado de Roraima.

 

- Quando os portugueses chegaram ao Brasil no século XVI ficaram assustados com a existência de índios que comiam carne humana. Alguns povos indígenas como, por exemplo, os tupinambás, aimorés e potiguares eram canibais. Eles comiam carne humana dos inimigos (mas só dos valentes), pois acreditavam que assim estariam adquirindo a força e valentia deles. Atualmente, não há mais nenhuma tribo que pratique o canibalismo.

 

- Em algumas tribos indígenas da atualidade a carne de macaco é muito apreciada. As índias preparam a carne cozida e até o cérebro do animal é degustado com prazer por toda tribo.

 

- No Brasil, o mestiço de branco com índio é denominado mameluco. Já o filho mestiço que nasce do casal de negro e uma índia (ou vice-versa) é um cafuzo.

 

- Os antepassados dos índios do Brasil, assim como os dos outros povos indígenas americanos, vieram da Ásia há cerca de 40 mil anos. Eles chegaram ao continente, através de um longo processo migratório, passando pelo estreito de Bering (une o Alasca na América à Sibéria na Ásia). Esta passagem, de acordo com historiadores, pode ter ocorrido durante um período de glaciação.

 

Foto do deputado Mario JUruna

Cacique Mario Juruna: o primeiro deputado indígena do Brasil.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).