Tipos de Habitações Indígenas

Os índios brasileiros constroem vários tipos de moradias diferentes, porém a mais conhecida é a oca.

Foto de uma oca: habitação coletiva dos índios brasileiros
Foto de uma oca: habitação coletiva dos índios brasileiros

 

Tipos de habitações indígenas


Oca


É uma a mais comum habitação indígena, principalmente entre os índios da família tupi-guarani. Consiste em uma grande cabana, feita com troncos de árvores e cobertas com palha ou tranco de palmeira. Na oca, podem viver várias famílias de uma mesma tribo.

 

Maloca


Tipo de cabana comunitária usada pelos indígenas da região amazônica (principalmente do Brasil e Colômbia). Cada tribo desta região possui este tipo de habitação com características específicas.

 

Taba


Habitação indígena menor que a oca. Também de origem tupi-guarani, é um termo mais usado pelas tribos da Amazônia. Nesta região também serve para designar aldeamento indígena.

 

Tapera


Em tupi, a palavra tapera significa "aldeia extinta". Portanto, uma tapera é um conjunto de habitações indígenas que foi abandonado pelos índios que ali viviam. A tapera geralmente encontra-se em ruínas e ocupada por mato.

 

Opy


É uma espécie de casa de rezas dos índios da tradição guarani. Servem também para a realização de festas religiosas, cerimônias e rituais sagrados.

Foto de uma Oca de índios brasileiros

Oca: a moradia mais comum entre os indígenas brasileiros.

 

 

Palafita

 

Habitações feitas com estruturas de estacas de madeira e pilares nas margens de regiões alagadas (rios, lagos, mangues). Esse tipo de habitação não foi muito usada por indígenas brasileiras. Porém, Nas cartas de José de Anchieta e Padre Manoel da Nóbrega, elas são citadas como habitações de indígenas do sul do Brasil.

 

 

Ilustração de uma casa de madeira e palha na margem de um rio. Ela está sustentada por estacas de madeira

Palafita: habitação sustentada por estacas de madeira.

 

 



Atualizado em 07/11/2023

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).