Índios da Amazônia

Quem são, como vivem estas tribos, foto, cultura, índios isolados, povos indígenas da floresta amazônica

Tribo de índios isolados que vivem no Acre (foto divulgada pela Funai em 2008)
Tribo de índios isolados que vivem no Acre (foto divulgada pela Funai em 2008)

 

Índios da Amazônia

 

Grande parte dos índios brasileiros vive hoje na Amazônia. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, vivem na Amazônia cerca de 306 mil indígenas, sendo que a maioria vive na zona rural.

 

Vida e cultura

 

Embora muitas tribos de índios da Amazônia possuam contato com a cultura externa, elas ainda mantém os principais aspectos de vida dos seus antepassados. Vivem da caça, pesca, extrativismo vegetal e agricultura.

 

Uma das principais figuras nas tribos é o pajé. Espécie de curandeiro, ele é também o sábio que conhece a cultura do povo e a transmite oralmente para os mais novos. É ele quem domina o contato com o mundo espiritual e faz os rituais religiosos, principalmente de cura.

 

Línguas

 

Os povos indígenas da Amazônia podem ser divididos em seis troncos linguísticos: Tupi, Aruaque, Tukano, Jê, Karib e Pano.

 

Problemas enfrentados atualmente

 

Embora grande parte dos povos indígenas da Amazônia tenha suas terras demarcadas e protegidas por lei, eles ainda sofrem com a presença de garimpos na região, construção de hidrelétricas e rodovias e o avanço da agropecuária de grande porte.

 

Tribos isoladas da Amazônia

 

Algumas tribos indígenas que vivem na Amazônia não possuem qualquer contato com outras tribos ou culturas. Estes povos vivem da mesma forma que seus antepassados de séculos atrás. Como não possuem contatos externos, não sabem o que há e o que se passa no mundo. Vivem da caça, pesca, coleta de vegetais e agricultura de subsistência.

 

Principais grupos indígenas que vivem na Amazônia

 

Acre

 

- Amawáka

- Arara

- Deni

- Nawa

 

Amapá

 

- Karipuna

- Palikur

- Wayampi

 

Amazonas

 

- Kambeba

- Jarawara

- Korubo

- Wanana

 

Pará

 

- Anambé

- Jaruna

- Kayapó

- Munduruku

 

Rondônia

 

- Arara

- Aruá

- Nambikwara

- Tupari

 

Roraima

 

- Macuxi

- Yanomami

- Waiwai

- Ingaricô

 

Tocantins

 

- Apinaye

- Guarani

- Karaja

- Kraho

- Xerente