Ludismo
O Ludismo foi um movimento de trabalhadores ingleses do começo do século XIX contra a substituição de seres humanos por máquinas.
O que foi
O ludismo foi um movimento social ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1811 e 1812.
Causas que deram origem ao ludismo:
• Perda de Emprego Devido à Automação: os trabalhadores temiam que o uso crescente de teares mecanizados e outras máquinas na produção têxtil tornasse suas habilidades tradicionais obsoletas e levasse ao desemprego em massa.
• Condições de Trabalho Ruins e Baixos Salários: o surgimento das fábricas trouxe condições de trabalho árduas e salários baixos, o que exacerbou a insatisfação dos trabalhadores e alimentou sua oposição à industrialização.
• Perda do Artesanato e da Qualidade: artesãos e trabalhadores qualificados estavam preocupados que os métodos de produção em massa da revolução industrial estivessem erodindo a qualidade dos produtos e desvalorizando o artesanato envolvido nos métodos tradicionais de produção.
Principais características do ludismo:
Contrários aos avanços tecnológicos ocorridos na Revolução Industrial, os ludistas protestavam contra a substituição da mão de obra humana por máquinas. O nome do movimento deriva de um dos seus líderes, Ned Ludd.
Com a participação de operários das fábricas, os "quebradores de máquinas", como eram chamados os ludistas, fizeram protestos e revoltas radicais. Invadiram diversas fábricas e quebraram máquinas e outros equipamentos que consideram os responsáveis pelo desemprego e as péssimas condições de trabalho no período.
O movimento ludista perdeu força com a organização dos primeiros sindicatos na Inglaterra, as chamadas trade unions.
Trecho de uma canção ludista:
"Nós marchamos para realizar a nossa vontade
Com machado, lança ou fuzil
Meus valentes cortadores
Os que com apenas um só forte golpe
rompem com as máquinas cortadeiras"
Ludistas quebrando um tear mecânico (1812). |
Quem foi Ned Ludd, o criador do Ludismo
Ned Ludd é mais uma figura mítica do que uma pessoa real. Conta-se que ele era um jovem aprendiz que destruiu duas máquinas de tricotar em um acesso de raiva no final do século XVIII. No entanto, não há evidências concretas de que tal pessoa realmente existiu. O nome "Ned Ludd" tornou-se emblemático e foi usado como uma figura simbólica pelos Ludditas, um grupo de trabalhadores ingleses que destruíam maquinários, especialmente em fábricas de algodão e lã, que acreditavam estar ameaçando seus empregos durante o início do século XIX. Os Ludditas não estavam seguindo uma pessoa real chamada Ned Ludd; em vez disso, estavam usando o nome como um ponto de união para sua causa contra a industrialização.
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral, São Paulo: Saraiva, 2011.
VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil, São Paulo: Editora Scipione, 2005.
Vídeo indicado no YouTube:
APRENDA LUDISMO E CARTISMO DE UMA VEZ POR TODAS - SOS História {Prof. Pedro Riccioppo}