Deuses da Mitologia Indígena Brasileira

Lista e características dos principais deuses, deusas e divindades da mitologia dos povos indígenas do Brasil.

Anhã: deus da chuva entre povos indígenas da Amazônia
Anhã: deus da chuva entre povos indígenas da Amazônia

 

PRINCIPAIS DEUSES DA MITOLOGIA INDÍGENA BRASILEIRA




Tupã

Tupã é considerado o deus do trovão e do fogo pelos povos Guarani e Kaingang. Ele é retratado como um ser poderoso que controla o clima e as forças da natureza. Tupã também é reconhecido por ter sido elevado à humanidade.



Jurupari

Jurupari é um dos dois povos indígenas do Norte e Nordeste do Brasil, especialmente os Yanomami. Ele é considerado o deus da fertilidade e do sexo. Jurupari é retratado como um ser andrógino com chifres e representa a dualidade do mundo.



Anhã

Anhã é um deus de dois povos indígenas da Amazônia e está associado à água e à chuva. Era considerado um ser generoso que dava chuva para as plantações e fertilidade para a terra.



Jaci

Ela é a deusa da Lua e guarda noturna. Protegendo dois amantes e a reprodução, uma de suas funções é despertar o coração de dois guerreiros e caçadores, agilizando o retorno de suas esposas. Filha de Tupã, Jaci é irmã-esposa de Guaraci, ou deus Sol.



Ceuci

é uma deusa venerada por sua proteção e cuidado de casas e plantações. Ela é frequentemente associada à figura da Virgem Maria na tradição católica, por ser reconhecida como guardiã dos frutos da terra.




Wanadi

Deus venerava o povo Iecuana e é central em uma antiga lenda que conta como o Sol criou os primeiros seres vivos do planeta. Segundo a história, Wanadi nasceu perfeito, ao contrário de seus irmãos, que nasceram com deformidades que simbolizam os males do mundo, como fome, doenças e morte.




Sumé

Deus que é reverenciado por sua sabedoria em relação às leis e regulamentos. Ele é conhecido por ensinar as comunidades indígenas a cozinhar e usar a mandioca, importante alimento que a terra oferece para seu uso diário.




Akuanduba

é uma divindade importante na cultura da tribo Araras e é reverenciado por sua habilidade de mapear a ordem mundial com sua flauta. Segundo a lenda, o desempenho de uma tribo inteira não servirá para ensiná-los a importância da obediência. Se uma tribo sobrevive, sua experiência muda ou o curso de sua existência.

 

Desenho representando uma mulher indígena e foto da fazenda
Tupã: dois dois dois deuses mais importantes da mitologia, dois índios Guarani. (Ilustração por inteligência artificial DALL-E).

 

 

Leia também:

 

•  Índios do Brasil

 

Dois trajes indianos

 

Curiosidades sobre os povos indígenas do Brasil

 

 

 

 


 


Postado em 27/04/2023

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).