Dados, importância e curiosidades sobre a Mata Atlântica

O bioma Mata Atlântica é um dos mais importantes do Brasil e está localizado na costa leste do Brasil.

Mata Atlântica: lindas paisagens naturais e grande importância ambiental
Mata Atlântica: lindas paisagens naturais e grande importância ambiental

 

Dados e curiosidades sobre a Mata Atlântica:

 

A Mata Atlântica possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo. Vivem neste bioma, cerca de 20 mil espécies de plantas e 2 mil espécies de animais (sem contar insetos e aracnídeos). São cerca de 850 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 275 espécies de mamíferos, 200 espécies de répteis e 350 espécies de peixes.

 

A cobertura original (antes da chegada dos portugueses em 1500) era de, aproximadamente, 1,3 milhões de km² (cerca de 15% do território do Brasil). Após séculos de desmatamento, atualmente restam apenas 29% da cobertura original.

 

Atualmente, existem na Mata Atlântica 1.191 Unidades de Conservação. Elas cobrem cerca de 115 mil km².

 

A Mata Atlântica possui grande importância ambiental e também para o desenvolvimento do país. Ela é muito importante para regular o clima da região em que está localizada e arredores. Isso ocorre, pois sua vegetação é um importante reservatório de carbono.

 

A Mata Atlântica também abastece, com as águas de seus rios, diversas cidades e áreas agrícolas.

 

Na Mata Atlântica também ocorre, de forma legal (na legislação ambiental), a produção de fibras, madeira, frutas, flores e óleos.

 

A vegetação da Mata Atlântica também é responsável pela proteção de encostas contra a erosão e deslizamento de terras.

 

Ela também serve de habitat e proteção para milhares de espécies animais e vegetais. Também por isso, é fundamental sua preservação.

 

Não podemos esquecer das lindas paisagens naturais, que ela nos fornece. O turismo ecológico se beneficia muito destas belezas.

 

Mata Atlântica na Serra do Mar em São Paulo

Mata Atlântica na Serra do Mar no estado de São Paulo.

 

 

Regiões com áreas mais preservadas da Mata Atlântica

 

Atualmente, as áreas mais preservadas deste bioma estão localizadas principalmente no Sul e Sudeste do Brasil, com destaque para:


• Serra do Mar no Estado de São Paulo e Paraná: esta região abriga algumas das áreas mais bem preservadas da Mata Atlântica. O Parque Estadual da Serra do Mar, por exemplo, é uma das maiores áreas contínuas de floresta preservada do bioma.


• Interior do Estado do Rio de Janeiro: áreas como a Reserva Biológica de Poço das Antas e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos também são importantes refúgios para a biodiversidade da Mata Atlântica.


• Extremo Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo: essas regiões abrigam remanescentes significativos de Mata Atlântica, com alta diversidade biológica e muitas espécies endêmicas.


• Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul: também possuem áreas bem conservadas, especialmente em regiões de encostas e áreas protegidas.

 

 

Saiba mais:

 

- Veja mais dados e informações sobre a Mata Atlântica no website do Ministério do Meio Ambiente.

 

 

Fonte dos dados: website do MMA (Ministério do Meio Ambiente) – visitado em 13/12/2023

 

 

Foto mostrando interior de uma mata com árvores

Interior da Mata Atlântica: diversas espécies animais e vegetais.

 

 



Artigo revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)