Eutrofização da água

A eutrofização é um processo em que ocorre mudanças nas características das águas de lagos, represas, etc.

Eutrofização: aumento das algas e mudança na coloração da água
Eutrofização: aumento das algas e mudança na coloração da água


O que é (significado)

 

Eutrofização, também conhecida como eutroficação, é um processo em que ocorre a modificação das características químicas, biológicas e físicas de águas paradas (represas, lagos e açudes, por exemplo).

 

A palavra tem origem grega e faz referência a grande quantidade de nutrientes presentes nas águas que passam por este processo. Em grego, eu significa bom ou verdadeiro e trophein significa alimento, nutriente.

 


Problema ambiental no Brasil

 

A eutrofização pode ter causas naturais ou ser provocado por uma ação humana negativa nas águas (causas artificiais). Atualmente, tem se tornado um problema ambiental grave, derivado do aumento do descarte de lixo, esgoto e substâncias químicas, principalmente nas águas de lagos do Brasil próximos ou dentro de grandes centros urbanos.

 

 

Principais causas da eutrofização artificial (provocadas pela ação humana):

 

• Lançamento, em águas represadas, de resíduos orgânicos (principalmente derivados de esgoto doméstico).

 

• Descarte de água poluída, principalmente por parte de indústrias. Muitas empresas de mineração, por exemplo, descartam resíduos usados em seus processos em águas represadas.

 

• Na zona rural, lançamento de fertilizantes químicos em águas represadas.




Principais consequências da eutrofização:

 

• A água perde sua transparência natural. Em muitos casos, ela fica com cor esverdeada ou até azulada. A mudança de coloração é provocada, principalmente, pelo aumento de algas (seres vivos protistas que vivem em colônias na água ou em superfícies úmidas).

 

• Envelhecimento da água represada.

 

• Crescimento da quantidade de vegetais na água (principalmente plantas que vivem na superfície).

 

• Redução do oxigênio na água de rios e lagos. Níveis mais baixos de oxigênio na água pode gerar a morte de peixes e outros organismos aquáticos que dependem do oxigênio para sobreviver. Isto pode causar um declínio na biodiversidade

 

• As mudanças ocorridas no processo eutrofização pode prejudicar o equilíbrio ecológico do ecossistema existente nas águas do local, provocando a morte de peixes e aumento de outras formas de vida como, por exemplo, algas. O aumento de cianobactérias (organismos tóxicos), por exemplo, compromete a qualidade da água destinada ao abastecimento público.

 

• Aumento da presença de substâncias orgânicas e minerais nas águas.

 

• Ocorrência de enriquecimento de nutrientes (compostos químicos com presença elevada de nitrogênio e fósforo).



Você sabia?

 

A água que passa por um processo de eutrofização não é apropriada para o consumo humano. O consumo desta água pode provocar doenças e graves problemas de saúde, podendo até mesmo levar o indivíduo a morte.

Água de um rio de cor esverdeada

Água de coloração esverdeada de um rio: presença de algas é indício de eutrofização.

 


Saiba mais sobre o tema:

 

Obtenha mais informações sobre eutrofização no site do Instituto de Biociências da USP.