Unidades de Uso Sustentável

As Unidades de Uso Sustentável são fundamentais para a preservação ambiental e geração de emprego e renda.

Unidade de Uso Sustentável: exploração sustentável
Unidade de Uso Sustentável: exploração sustentável

 

O que são (definição)


As Unidades de Uso Sustentável são áreas do território brasileiro em que deve haver a preservação ambiental aliada à exploração sustentável dos recursos naturais. Estas unidades estão localizadas em diversos biomas como, por exemplo, Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Caatinga.

 

Estas unidades são administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Elas são classificadas de acordo com o tipo de manejo.



Tipos (categorias de manejo) e suas principais características:

 

1. Áreas de proteção ambiental (APA)

 

As APAs são unidades de uso sustentável, de grande extensão territorial, voltadas para a regulamentação da ocupação humana, compatibilizadas com o uso sustentável dos recursos naturais.

 

Exemplos: Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande (RS), Área de Proteção Ambiental Rota do Sol (RS) e Área de Proteção Ambiental de Itupararanga (SP).



2. Florestas

 

Áreas em que pode haver a exploração dos recursos naturais, desde que ocorra de forma sustentável, seguindo regras e parâmetros definidos por lei. Estas unidades estão localizadas em regiões em que a maior parte da cobertura é composta por vegetação nativa.

 

Exemplos: Floresta Estadual Uaimii (MG), Floresta Estadual São Judas Tadeu (MG) e Floresta Nacional do Tapajós (PA).

 

 

3. Áreas de relevante interesse ecológico

 

São unidades de pequena extensão territorial, cuja função principal é a manutenção dos ecossistemas. Estas áreas apresentam baixos índices de ocupação humana. Estas unidades caracterizam-se por apresentarem espécies raras da fauna e flora regional, além de paisagens de grande beleza natural e valor ecológico.

 

Exemplos: Área de Relevante Interesse Ecológico Floresta da Cicuta (RJ), Área de Relevante Interesse Ecológico Serra da Abelha (SC) e Área de Relevante Interesse Ecológico Javari Buriti (AM).

 

Paisagem com árvores e uma araucária

Serra da Abelha: exemplo de área de relevante interesse ecológico.




4. Reservas Extrativistas

 

São unidades destinadas à exploração de recursos naturais por parte das populações tradicionais da região. Deve haver também a preservação da cultura e dos modos de vida destas populações.

 

Exemplos: Reserva Extrativista Chico Mendes, Reserva Extrativista Ciriaco (MA) e Reserva Extrativista do rio Iriri (PA).



5. Reservas de Desenvolvimento Sustentável

 

As RDS unidades cuja principal função é a manutenção das técnicas de manejo dos grupos populacionais que habitam a área. Nestas reservas deve haver também a melhoria da qualidade de vida destas pessoas.

 

Exemplos: Reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá (Amazônia), Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Itatupã-Baquiá (PA) e Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RN).

 

Foto aéra de uma parte da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (Amazonas).

 

 

6. Reservas de fauna

 

São unidades destinadas ao estudo científico das espécies animais que vivem na área.

 

Exemplo: Reserva de Fauna Baía da Babitonga (SC).

 


7. Reserva particular do patrimônio natural

 

São unidades particulares em que há um acordo entre o proprietário e o governo. O primeiro se compromete a preservar a fauna e a flora da área, ganhando como contrapartida a isenção do ITR (Imposto Territorial Rural).

 

Exemplos: Reserva das Agulhas Negras - Parque do Itatiaia (RJ) e Reserva de Água Bonita (TO).

 

Foto do Parque do Itatiaia com montanha no destaque

Parque do Itatiaia

 

 

QUIZ

 

O que é uma APA?

 






 

 

 

 

Saiba mais sobre o tema:

 

Obtenha mais informações sobre as Unidades de Conservação no Portal do Ministério do Meio Ambiente (MMA).