Poseidon - o deus gregos dos mares e oceanos

Poseidon era o deus do mar e dos terremotos na mitologia grega, irmão de Zeus e Hades, e uma das divindades mais poderosas do panteão olímpico.

Poseidon: o deus dos mares da mitologia grega
Poseidon: o deus dos mares da mitologia grega

 

Quem era, história e representação na mitologia grega 

 

Na mitologia grega, Poseidon era o deus dos mares. Representado como um homem forte, com barbas e segurando sempre um tridente.

 

Era filho do titã Cronos e Rea, irmão de Zeus (deus dos deuses) e de Hades (deus das almas dos mortos, do subterrâneo).



Filhos 

 

De acordo com a mitologia grega, Poseidon teve várias amantes e com elas vários filhos como, por exemplo, o gigante Órion e o ciclope Polifemo. 



Poseidon nos mitos gregos

 

Poseidon aparece em vários mitos da Grécia Antiga. Num deles, disputou com a deusa Atena o controle da cidade-estado de Atenas, porém saiu derrotado. Num outro mito ajudou os gregos na Guerra de Troia. Fez isto para se vingar do rei de Troia que não havia lhe pagado pela construção do muro na cidade.



Principais poderes e atributos:

 

Poseidon tinha a habilidade de mudar sua forma, assumindo a aparência de animais, humanos ou outros seres divinos.

 

Ele poderia causar terremotos ao atingir o solo com seu tridente. Ele também foi considerado responsável por outros desastres naturais relacionados à Terra, como erupções vulcânicas.

 

Como o deus do mar, Poseidon tinha controle absoluto sobre todas as formas de água, incluindo oceanos, mares, rios e até chuva. Ele poderia criar tempestades, inundações, tsunamis, redemoinhos e águas calmas à vontade. Seu tridente simbolizava todos esses poderes e força que possuía.

 

Assim como o próprio mar, o temperamento de Poseidon pode ser volátil. Ele é conhecido por suas mudanças de humor e pode ser tanto benevolente quanto irado em relação à mortais e outros deuses.

 

Poseidon frequentemente é relacionado a cavalos, sendo creditado com a criação do primeiro cavalo. Ele também é representado montando uma carruagem puxada por cavalos, simbolizando seu domínio sobre o mar e a terra.

 

Como uma divindade do mar e do céu, Poseidon às vezes é creditado com o poder de influenciar o clima, particularmente tempestades no mar.

 

Marinheiros e navegadores frequentemente buscavam o favor e proteção de Poseidon durante suas viagens, pois acreditava-se que ele tinha o poder de acalmar ou agitar os mares.

 

Pintura grega antiga mostrando Poseidon com seu tridente e um peixe

Poseidon com seu tridente e um peixe: controle sobre tudo que estava relacionado ao mar.




Curiosidades mitológicas:

 

- Na mitologia romana, Poseidon era conhecido como Netuno.

 

- Os símbolos associados a esse deus grego eram o tridente (forquilha de três dentes, cetro mitológico), o touro e o cavalo.

 

- Em algumas cidades da Grécia Antiga, Poseidon era conhecido também como o deus dos terremotos.

 

- Nos mitos gregos, Poseidon teve várias esposas. As principais foram Anfitrite (filha de Nereu e da ninfa Dóris), Afrodite (deus do amor e da beleza) e Deméter (deusa da agricultura e da colheita).

 

- Zeus teve diversos filhos. Entre os principais, podemos citar: Teseu (grande herói ateniense), Tritão (deus marinho), Polifemo (ciclope), Órion (gigante), Belo (rei do Egito) e Agenor (rei de Tiro).

 

- Poseidon possuía duas moradias: o Monte Olimpo e as águas do mar.

 

Pintura do deus grego Poseidon segurando um tridente

Pintura do deus grego Poseidon segurando um tridente (por volta de 550 a.C.).

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).