Alhambra

A Alhambra é um palácio e fortaleza, construído pelos árabes no sul da Espanha nos séculos XIII e XIV.

Alhambra: marca da ocupação árabe na Espanha
Alhambra: marca da ocupação árabe na Espanha

 

O que é

 

A Alhambra é um complexo histórico de palácio e fortaleza localizado em Granada, Espanha, reconhecido como um dos mais famosos exemplos de arquitetura islâmica no mundo. Seu nome, que significa "A Vermelha" em árabe, deriva da cor avermelhada de suas paredes externas. Construída principalmente durante meados do século XIV sob a Dinastia Nasrida, a última dinastia muçulmana na Península Ibérica, a Alhambra é um símbolo significativo do patrimônio cultural islâmico na Europa. O complexo é um Patrimônio Mundial da UNESCO e é famoso por seu trabalho intrincado em pedra, impressionantes mosaicos de azulejos e madeira e gesso artisticamente entalhados.


A arquitetura da Alhambra é um testemunho da sofisticada arte e habilidades de engenharia de seus criadores, combinando elementos dos estilos mourisco e andaluz. Consiste em vários edifícios interconectados, situados em meio a jardins luxuriantes, pátios e fontes, proporcionando um ambiente sereno e esteticamente agradável. Destacam-se características como o Palácio dos Leões, com sua famosa fonte e detalhes arquitetônicos intrincados, e o Pátio dos Mirtilos, conhecido por sua piscina refletora emoldurada por sebes de murta. A Alhambra não é apenas um monumento histórico, mas também um ícone cultural que inspirou inúmeras histórias, canções e obras de arte ao longo dos séculos, incorporando a rica história e o legado artístico da Espanha Islâmica.



Principais características e dados da Alhambra:

 

- O palácio de Alhambra localiza-se numa colina a sudoeste de Granada (Sul da Espanha).

 

- Foi construído nos séculos XIII e XIV, durante a ocupação árabe na Península Ibérica.

 

- Além do palácio, fazem parte do complexo histórico algumas fortificações militares dos monarcas islâmicos que governavam a região.

 

- Em árabe, a palavra alhambra significa" a vermelha".

 

- Existem vários arabescos no palácio relacionados à monarcas árabes.

 

- Os artistas e arquitetos que participaram do projeto não são conhecidos.

 

- As muralhas e o palácio foram construídos com tijolos de argila (vermelhos).

 

- Em 1821, um terremoto causou vários estragos nas construções, porém uma restauração foi feita no período.

 

- É um dos pontos turísticos mais visitados da Europa.

 

- O Palácio de Alhambra é um Patrimônio da Humanidade (título conferido pela UNESCO).

 

- Principais áreas do complexo de Alhambra: Mexuar, Pátio do Quarto Dourado, Pátio da Alberca, Sala da Barca, Sala dos Embaixadores, Torre de Comares, Salão dos Moçárabes, Palácio dos Leões, Fonte dos Leões, Sala dos Abencerragens, Sala dos Reis, Sala das Duas Irmãs, Quarto do Imperador, O Peinador da Rainha, Pátio da grade ou dos ciprestes, Banhos, Palácio de Carlos V, Convento de São Francisco, Torre dos 7 Pavimentos, Torre da Cativa, Torre das Infantas.

 

Foto externa do palácio de Alhambra mostrandoa as torres

O palácio-fortaleza de Alhambra