Águia

Águia é um nome genérico que se dá para diversas espécies de aves de rapina.

Águia Americana: em extinção nos Estados Unidos
Águia Americana: em extinção nos Estados Unidos

 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:


- As águias são aves da espécie dos acipitrídeos e da família dos falconiformes.

 

- São carnívoras, possuem um sistema visual muito apurado e garras afiadas.

 

- Suas principais presas são: coelhos, esquilos, cobras, marmotas e outros animais, principalmente roedores, de pequeno porte. Algumas espécies alimentam-se de ovos de outros pássaros e peixes.

 

- Costumam fazer seus ninhos em locais altos como, por exemplo, topo de montanhas e árvores de grande porte.

 

- Existem diversas espécies de águias. As mais conhecidas são: Águia-de-cabeça-branca, águia-cinzenta, águia-gritadeira, águia marcial, águia-malaia, águia-dourada-europeia e águia-imperial-ibérica.



Reprodução das águias

 

As águias, incluindo espécies como a águia-careca e a águia-real, possuem comportamentos reprodutivos fascinantes que são caracterizados pela monogamia de longo prazo, exibições de cortejo intricadas e rituais específicos de acasalamento. Tanto as águias-carecas quanto as águias-reais geralmente se acasalam para a vida toda, formando fortes laços de parceria que só são quebrados se um dos parceiros morrer. Nesses casos, a águia sobrevivente procurará um novo companheiro.


O processo de cortejo para essas aves majestosas envolve exibições elaboradas que são cruciais para a formação do par e para o fortalecimento do vínculo. Para as águias-reais, o cortejo inclui voos ondulantes realizados por ambos os membros do par, demonstrando sua agilidade e compatibilidade um com o outro. De maneira similar, as águias-carecas se engajam em voos acrobáticos e exibições aéreas como parte de seus rituais de acasalamento. Essas exibições não apenas fortalecem o vínculo do par, mas também desempenham um papel no estabelecimento de seu território.


Uma vez formado o par, o processo de acasalamento envolve uma coordenação precisa. A fêmea se posiciona inclinando-se para a frente, enquanto o macho pousa em suas costas. Para facilitar a cópula, a fêmea move suas penas da cauda para o lado, permitindo que o macho pressione e torça sua área cloacal contra a dela, possibilitando a transferência de esperma.


Os pares de águias são pais diligentes, colocando de um a três ovos por ano. Eles compartilham responsabilidades na incubação dos ovos e na criação dos jovens, demonstrando um alto nível de investimento parental que é essencial para a sobrevivência de sua prole. As águias-carecas juvenis são caracterizadas por sua plumagem escura, que gradualmente muda conforme amadurecem, alcançando a plumagem adulta completa por volta dos cinco anos.

 

Foto de uma águia-gritadeira em pleno voo

Águia-gritadeira (Clanga clanga) em pleno voo

 

 

OUTROS DADOS E INFORMAÇÕES:

 

Peso: até 6 kg


Comprimento: até 1 metro


Envergadura: até 2 metros


Ovos: até 3


Tempo de incubação: 35 dias


Velocidade: 100 km/h, aproximadamente.

 

 

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:


Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Falconiformes

Família: Accipitridae

 

Foto de dois filhotes de águia num ninho

Filhotes de águia num ninho.