Bem-te-vi

O Bem-te-vi é uma espécie de pássaro muito comum no Brasil, principalmente no bioma Cerrado.

Bem-te-vi: um pássaro muito comum no Brasil, principalmente no Cerrado
Bem-te-vi: um pássaro muito comum no Brasil, principalmente no Cerrado

 

O que é


O bem-te-vi é um pássaro da família dos Tiranídeos, podendo ser conhecido também como bem-te-vi-verdadeiro ou bem-te-vi-de-coroa. Seu nome científico é Pitangus sulphuratus.



Habitat

 

Pode-se dizer ainda que esse é um dos pássaros mais populares no Brasil, que pode ser visto em zonas de mata, florestas, à beira de lagos e rios, em plantações e também nas cidades.

 

Já nas regiões de floresta densa, ele costuma habitar as praias e margens. Encontrado principalmente em áreas abertas com algumas árvores e arbustos



Principais características físicas


• O bem-te-vi possui entre 20 e 25 centímetros, sendo uma ave de médio porte, com peso entre 52 e 68 gramas. O dorso e a barriga são de cor amarelo vivo, tem uma listra branca acima dos olhos e sua cauda é preta.


• O bico do bem-te-vi é longo, preto, achatado e muito resistente. Possui também um topete amarelo que só fica visível quando ele levanta as penas em algumas ocasiões.

 



Alimentação


A alimentação do bem-te-vi é bastante variada, sendo que ele é insetívoro, podendo comer centenas de insetos em apenas um dia. No entanto, ele também pode se alimentar de ovos, frutas, peixes e crustáceos, bem como girinos de lagos de menor profundidade.




Reprodução


O bem-te-vi costuma fazer grandes ninhos esféricos, usando ramas de vegetais, capim e pequenos gravetos. O ninho pode ser feito até mesmo em grandes áreas urbanas. A fêmea põe de 2 a 4 ovos por vez.

 

Foto de um pássaro bem-te-vi, com asas marram, cabeça preta e branca e barriga amarela

Bem-te-vi: seu canto é de fácil identificação.





Hábitos


Quando aos seus hábitos, sabe-se que o bem-te-vi pode ter um comportamento bastante agressivo contra possíveis ameaças, tais como gaviões, urubus e outros pássaros que invadem seu território.

 

Seu voo é forte e direto, com batidas de asas constantes. As manchas brancas da asa e da cauda são visíveis em vôo.

 

Bem-te-vi pousado num galho de árvore
Bem-te-vi: seu canto é bonito e fácil de identificar.

 

 

Curiosidades:

 

- O Cerrado é o bioma em que encontramos esta espécie de pássaro em maior quantidade no Brasil.


- O mais interessante, é que o bem-te-vi é popular também em outros países, recebendo também, assim como no Brasil, nomes que são onomatopeias ao som do seu canto em diversas línguas. Em inglês, ele é conhecido como kiskadee, em francês é conhecido como qu´est ce e em espanhol é conhecido como bichofeo.


- Há uma história que diz que o bem-te-vi é um pássaro odiado por Deus. Isso porque ele não parava de cantar “bem-te-vi, bem-te-vi” quando Jesus estava escondido dos soldados que o queriam matar, fazendo com que fosse encontrado. Obviamente isso é apenas uma lenda.


- Há também uma crença popular, que chama o bem-te-vi de anunciador de chuva. Dizem que, quando muitos bem-te-vis começam a cantar, é porque a chuva está para chegar.

 

- É uma ave barulhenta e vocal, e seu chamado pode ser ouvido com frequência ao longo do dia.



Classificação científica


Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Passeriformes

Família: Tyrannidae

Gênero: Pitangus

Espécie: P. sulphuratus

 

Foto de um pássaro Bem-te-vi

Bem-te-vi: um pássaro típico do bioma Cerrado brasileiro, mas que pode ser visto em quase todo território do país.

 

 

Temas relacionados