Veado-catingueiro

O veado-catingueiro é um cervídeo de pequeno porte da fauna sul-americana.

Veado-catingueiro: um cervídeo muito comum na fauna brasileira
Veado-catingueiro: um cervídeo muito comum na fauna brasileira


Introdução (nome científico e onde é encontrado)

 

O veado-catingueiro é também chamado de: virote, guaçucatinga, veado-virá e guaçubirá. Seu nome científico é Mazama gouazoubira. Pertence à família dos cervídeos (cervos) e é encontrado desde o território sul do Amazonas até o Uruguai, território central da Argentina e comunidade Andina.


 
Características principais


O veado-catingueiro é um animal de porte pequeno que mede de 85 a 105 cm de comprimento e 50 a 65 cm de altura, pesando entre 12 e 25 kg.


Sua coloração é bem variada, indo de avermelhado até o acinzentado, geralmente com cor mais fraca no ventre. Possui manchas brancas acima dos olhos, abaixo da cauda e dentro das orelhas.


São animais de hábitos diurnos e geralmente solitários, reunindo-se a fêmea apenas para o acasalamento, mas também podem ser encontrados em pequenos grupos quando o território oferece escassez de alimentos.


Seus chifres não têm ramificação (como é comum dos cervídeos) e costumam medir de 6 a 12 cm.

 

O som emitido pelo veado-catingueiro é conhecida como berro. Este é característico da espécie e produz um tom alto e penetrante, audível mesmo de grandes distâncias.




Habitat


O veado-catingueiro costuma esquivar-se de florestas altas com muita vegetação como bordas de matas e capoeiras. Devido a sua alta capacidade de adaptação, ele pode viver em áreas alteradas pelo homem como, por exemplo, monoculturas agrícolas, como canaviais, plantação de eucaliptos e pinus.


Estudiosos da fauna acreditam que a ação do homem tenha favorecido a espécie em alguns locais, causando a preocupação de torná-los invasores competindo com outras categorias do gênero.

 

Foto de um filhote de veado-catingueiro

Filhote de veado-catingueiro.

 

 
Alimentação


O veado-catingueiro se alimenta de folhas, flores e frutos.


Reprodução


Embora a alimentação tenha efeitos diretos na reprodução dos cervos, o veado-catingueiro consegue se reproduzir mesmo quando existe uma escassez periódica de alimentos. A fêmea pode reproduzir duas vezes por ano. A gestação tem duração de sete meses e nasce um filhotinho por vez. São amamentados pela mãe até os 3 ou 4 meses e permanecem sob os cuidados da fêmea, escondidos na vegetação, até mais ou menos oito meses.


O veado-catingueiro é considerado uma das espécies de cervos mais abundantes do Brasil. Não consta na lista de risco de extinção. Porem alguns dados apontam que no Rio de Janeiro, rio Grande do Sul e Paraná, existe esta ameaça devido à caça e a retirada do seu habitat. Estatísticas também apontam que na Argentina cerca de dois mil animais são abatidos por mês.

 

Foto de um veado-catingueiro

Veado-catingueiro adulto



Classificação científica

 

Reino: Animalia


Filo: Chordata


Classe: Mammalia


Ordem: Artiodactyla


Família: Cervidae


Gênero: Mazama


Espécie: M. gouazoubira