Astrologia
A astrologia é uma prática que estuda a posição e o movimento dos astros, acreditando que eles influenciam a personalidade e o destino das pessoas e eventos na Terra.
O que é Astrologia
A Astrologia é um conjunto de crenças que pretende conhecer o destino das pessoas, e com esse conhecimento fazer um prognóstico dos sucessos futuros. Supõem chegar nesse conhecimento através da observação dos movimentos e posições dos astros.
Origem e História
Por muitos anos, durante a Antiguidade, os homens acreditaram que a magia se misturava aos acontecimentos diários. Eles imaginavam que ela interferia nas colheitas, na confecção de armas e no afastamento das doenças.
Os sacerdotes antigos dedicavam seu tempo no estudo das estrelas e naquela época já podiam prever os eclipses. Por acreditar que o futuro estava ligado à posição dos astros, o povo acreditava fielmente que estes homens podiam também predizer o futuro.
Ao contrário dos primeiros astrólogos, que calculavam apenas o interesse conjunto da sociedade, os gregos foram os primeiros que individualizaram o horóscopo, após eles, os árabes seguiram esta linha.
Astróloga consultando um mapa astral |
Os signos do zodíaco
O céu foi divido em doze partes e cada uma delas recebeu um signo em específico. Fazem parte do zodíaco: Áries (de 21/03 a 20/04), Touro (de 21/04 a 20/05), Gêmeos (de 21/05 a 20/06), Câncer (de 21/06 a 21/07), Leão (de 22/07 a 22/08), Virgem (de 23/08 a 22/09), Libra (de 23/09 a 22/10), Escorpião (de 23/10 a 22/11), Sagitário (de 22/11 a 21/12), Capricórnio (de 22/12 a 20/01), Aquário (de 21/01 a 19/02) e Peixes (20/02 a 20/03).
Nos dias de hoje, muitas pessoas costumam consultar o horóscopo para realizar qualquer tipo de tarefa cotidiana. Existem até mesmo astrólogos que elaboram mapa astral, cujo objetivo é detectar problemas ou sucessos no trabalho, vida amorosa, saúde, relacionamentos, etc.
Curiosidade:
Em inglês, há alguns dias da semana que têm seus nomes relacionados aos astros: Monday (segunda-feira) é considerado o dia da Lua, e Sunday (domingo) dia do Sol.
Roda com os signos do zodíaco |
A Astrologia pode ser considerada uma ciência?
A Astrologia não pode ser considerada uma ciência no sentido tradicional. A principal razão é que a Astrologia carece de evidências empíricas e não adere ao método científico. Disciplinas científicas são caracterizadas por métodos sistemáticos de observação, experimentação e formulação de hipóteses que podem ser testadas e falseadas. No entanto, a Astrologia não opera com base nesses princípios. Suas previsões e interpretações não são consistentemente testáveis e, quando testadas, não produzem resultados repetidamente confiáveis. Esta falta de suporte empírico e rigor metodológico separa a astrologia de campos científicos reconhecidos.
Outro aspecto crucial que diferencia a Astrologia da ciência é a falta de um mecanismo para explicar como as posições dos corpos celestes poderiam influenciar experiências humanas individuais. Em ciências como Física e Astronomia, fenômenos são explicados através de princípios e leis bem compreendidos, como a gravidade e a radiação eletromagnética. Por outro lado, a Astrologia não fornece um mecanismo plausível de ação que esteja fundamentado nesses ou em outros princípios científicos. Sem um mecanismo cientificamente válido, as alegações da astrologia permanecem especulativas e não baseadas na realidade observável e mensurável que a ciência busca entender.
Por Equipe Sua Pesquisa
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
Vídeo indicado no YouTube:
Como funciona a Astrologia | Canal Nerdologia