Brincadeiras de Festa Junina

Um dos aspectos mais interessantes e divertidos da Festa Junina são as brincadeiras tradicionais.

Pescaria: uma das brincadeiras mais tradicionais de Festa Junina
Pescaria: uma das brincadeiras mais tradicionais de Festa Junina

 

 

BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA

 

1. Pescaria

 

A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais de Festa Junina. Ela é simples e bem divertida. Basta recortar peixes de papel grosso (tipo papelão) e colocar números neles. Devemos colocar uma argola na boca do peixe e enterrá-lo num recipiente grande com areia. Devemos deixar apenas a argola para fora e o número deve ficar encoberto pela areia. Os participantes recebem varas de pescar. Ganha a brincadeira aquele que pescar a maior quantidade de peixes ou com maior número de pontos. Em quermesses é também comum dar prêmios (brindes) aos participantes que pescam os peixes.



2. Corrida do Saci-Pererê

 

Parecida com a corrida do saco, porém os participantes devem correr apenas num pé.



3. Jogo do rabo do burro

 

Este jogo é bem divertido. Usamos um burro desenhado em madeira ou papelão. O participante deve, com os olhos vendados, colocar o rabo no burro no local certo. O participante deve ser girado algumas vezes para perder a referência.



4. Derrubando latas

 

Basta colocar várias latas vazias num muro. Os participantes tentam derrubar as latas atirando bolas feitas com meias. Vence quem derrubar mais latas. 



5. Corrida do saco

 

Também muito tradicional, consiste numa corrida onde os participantes devem pular dentro de um saco de estopa (saco de farinha, por exemplo). Quem atingir a reta final primeiro ganha a partida. É possível também fazer a corrida em duplas.

 

 

Alunos de uma escola disputando uma corrida de saco

Corrida de Saco: uma brincadeira tipica de Festa Junina e muito realizada nas escolas do Brasil.

 

6. Correio Elegante

 

Os organizadores da brincadeira servem como intermediários na entrega de bilhetes com mensagens de amor, amizade, paquera ou apenas brincadeira. 



7. Pau-de-sebo

 

Esta brincadeira está quase sempre presente em todas as Festas Juninas. Os organizadores da festa colocam um tronco de árvore grande fincado no chão. Passam neste tronco algum tipo de cera ou sebo de boi. No topo do pau-de-sebo, coloca-se algum brinde de valor ou uma nota de dinheiro. A brincadeira fica interessante, pois a maioria dos participantes não consegue subir e acaba escorregando.

 

Homem com roupa de festa junina subindo num tronco de árvore

Brincadeira do pau-de-sebo: uma das mais tradicionais das festas juninas no Brasil.




8. Quebra-pote

 

Um pote de cerâmica fina é recheado de doces e balas. Esse pote é amarrado em uma trave de madeira. O participante (geralmente criança), de olhos vendados e munido de uma madeira comprida, tentará acertar e quebrar o pote. Quando isso acontece, todos podem correr para pegar as guloseimas. 



9. Corrida do Ovo na colher

 

Um ovo de galinha é colocado numa colher de sopa. Os participantes devem atingir a linha de chegada levando a colher com o cabo na boca, sem derrubar o ovo.

 

 

10. Brincadeira da prisão

 

A brincadeira da prisão nas festas juninas do Brasil é uma atividade lúdica onde uma área da festa é designada como "prisão". Os convidados podem "prender" outras pessoas por diversão, pagando uma quantia simbólica. A pessoa "presa" pode pagar uma "fiança" para ser liberada, geralmente um valor pequeno de dinheiro, que pode ser utilizado para cobrir custos da festa ou destinado a causas beneficentes. Essa brincadeira serve como uma forma divertida de interação entre os participantes, promovendo o espírito comunitário e a diversão de forma respeitosa e consentida.