Lenda do Curupira
Ele é um ser fantástico de cabelos vermelhos e pés ao contrário. De acordo com a lenda sua função é proteger os animais da floresta e as plantas.
Quem é o curupira? origem e características
O folclore brasileiro é rico em personagens lendários e o curupira é um dos principais. De acordo com a lenda, contada principalmente no interior do Brasil, o curupira habita as matas brasileiras. De estatura baixa, possui cabelos avermelhados (cor de fogo) e seus pés são voltados para trás. Este pequeno índio é forte e muito esperto.
A palavra Curupira é de origem indígena. Na língua tupi, kuru'pira significa "diabo".
O protetor das plantas e animais da floresta
A função do curupira é proteger as árvores, plantas e animais das florestas. Seus alvos principais são os caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas de forma predatória.
Para assustar os caçadores e lenhadores, o curupira emite sons e assovios agudos. Outra tática usada é a criação de imagens ilusórias e assustadoras para espantar os "inimigos das florestas". Dificilmente é localizado pelos caçadores, pois seus pés virados para trás servem para despistar os perseguidores, deixando pegadas e rastros falsos pelas matas. Além disso, sua velocidade é surpreendente, sendo quase impossível um ser humano alcançá-lo numa corrida.
De acordo com a lenda, ele adora descansar nas sombras das mangueiras. Costuma também levar crianças pequenas para morar com ele nas matas. Após encantar as crianças e ensinar os segredos da floresta, devolve os jovens para a família, após sete anos.
Os contadores de lendas dizem que o curupira adora pregar peças naqueles que entram na floresta. Por meio de encantamentos e ilusões, ele deixa o visitante atordoado e perdido, sem saber o caminho de volta. O curupira fica observando e seguindo a pessoa, divertindo-se com o feito.
O Curupira existe na realidade?
Não podemos esquecer que as lendas e mitos são estórias criadas pela imaginação das pessoas, principalmente dos que moram em zonas rurais. Fazem parte deste contexto e geralmente carregam explicações e lições de vida. Portanto, não existem comprovações científicas sobre a existência destas figuras folclóricas.
Curupira: personagem folclórico de origem indígena (fonte da imagem: MEC - Ministério da Educação e Cultura) |
Simbolismo da lenda do Curupira
O Curupira simboliza a proteção da floresta e de seus habitantes. Essa interessante figura lendária representa a força da natureza e a necessidade de respeito ao meio ambiente. Ele confunde caçadores e madeireiros, criando pegadas que levam para direções opostas, visando proteger os animais e as plantas da destruição humana. Essa lenda, portando, é um importante instrumento educativo, pois transmite às crianças e adultos a importância da conservação ambiental, ressaltando a ideia de que a natureza possui seus próprios guardiões e mecanismos de defesa contra as ações predatórias do homem.
Curiosidades folclóricas:
- O curupira é considerado, em algumas regiões de florestas, como sendo o protetor das árvores, plantas e animais silvestres.
- De acordo com a lenda, uma forma de fazer o curupira feliz é deixando para ele na floresta alguns presentes como, por exemplo, alimentos, flechas e fumo.
- O curupira e o caipora (outro personagem folclórico) são muitos semelhantes, mas uma diferença marcante é que o segundo possui os pés normais.
Curupira: o indiozinho de cabelos vermelhos e pés ao inverso que é o guardião das matas. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
Fonte de referência do artigo:
Moraes Filho, Melo. Festas e Tradições Populares do Brasil. São Paulo: Singular Digital, 2014.
Vídeo indicado no YouTube:
O Curupira: O Protetor da floresta - Folclore Brasileiro #03 Foca na História