Alimentos Diet e Light

Saiba o que é e as diferenças de alimento diet e alimento light e veja exemplos.

Alimentos diet: ausência ou redução de determinados nutrientes
Alimentos diet: ausência ou redução de determinados nutrientes

 

Definição de alimento diet

 

Alimento diet é aquele produzido industrialmente e que apresenta ausência ou quantidades bem reduzidas de determinados nutrientes (carboidratos, açúcar, sal, lactose, gordura).

 

Principais características dos alimentos diets

 

Nem sempre os alimentos diet apresentam baixas calorias. São criados para indivíduos que devem seguir uma dieta baseada na restrição ou redução de um determinado nutriente. Exemplo: uma pessoa com problema de taxas altas de triglicérides, deve consumir alimentos com pouca quantidade de carboidratos.

 

Definição de alimento light e suas características

 

Alimento light é aquele produzido com redução de, no mínimo, 25% do valor calórico em comparação ao produto tradicional. São também considerados light àqueles que reduzem, no mínimo, 25% de determinados nutrientes (gordura saturada, gordura total, açúcar, colesterol, sódio). Exemplo: uma pessoa obesa, que precisa perder peso, deve optar por produtos light com baixos teores de gorduras e açúcares.

 

Foto de um achocolatado light

Achocolatado light: 30% menos calorias como indica na embalagem.

 

 

 

Importante: antes de comprar e consumir um produto, é importante verificar a tabela nutricional (obrigatória nas embalagens). Escolha de acordo com suas necessidades e restrições alimentares. No caso de dúvida, consulte um médico ou nutricionista.

 

 



atualizado em 16/09/2020