Ciclone
Ciclone é um fenômeno da natureza em que os ventos circulam em alta velocidade.

Definição - o que é
Ciclone é um fenômeno atmosférico em que os ventos giram em sentido circular, tendo no centro uma área de baixa pressão. No hemisfério sul, o vento gira em sentido horário e no norte, no sentido anti-horário.
Principais características e formação
Os ventos de um ciclone podem chegar a 200 km/h e, geralmente, apresentam-se acompanhados de fortes chuvas (tempestades). Estas precipitações ocorrem, pois o ar quente se eleva, formando assim as nuvens.
Os ciclones formam-se, geralmente, em regiões de clima tropical e equatorial, em áreas do oceano com águas quentes.
Quando um ciclone nasce e se desenvolve no Oceano Atlântico ele é chamado de furacão. Quando o ciclone é formado sobre as águas do Oceano Pacífico, então é chamado de tufão.
Curiosidades:
- O tufão de maior duração da história aconteceu em agosto de 1994. Conhecido como furacão John, ele se formou no Oceano Pacífico oriental e percorreu cerca de 13.000 km, durante 31 dias..
- O ciclone mais forte ocorrido no Brasil foi o Catarina. Ele atingiu as regiões litorâneas dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no final de março de 2004. Seus ventos chegaram a 176 km/h. Infelizmente, ele causou 11 morte e 515 pessoas feridas. Os prejuízos financeiros chegaram a R$ 1,2 bilhão.
![]() |
Imagem aérea do ciclone Catarina (o mais forte já ocorrido no Brasil), que atingiu a costa do RS e SC em março de 2004. |
última revisão em 21/09/2020.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Fontes de referência:
- MOREIRA, João Carlo e SENE, Eustáquio de. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Editora Scipione, 2019.
- MORAES, Paulo Roberto. Geografia Geral e do Brasil – Volume Único. São Paulo: Editora Harbra, 2016.