Cometa
Um cometa é um corpo celeste composto principalmente de gelo, poeira e gases que, ao se aproximar do Sol, desenvolve uma atmosfera difusa chamada coma e uma cauda que sempre aponta para longe do Sol.
Definição astronômica (o que é)
Cometa é um objeto celeste formado basicamente por gelo e que se encontra em movimento pelo espaço. No sistema solar, as órbitas dos cometas costumam se estender para além do planeta Plutão.
Características e composição (materiais presentes num cometa):
1. São formados, além de gelo, por minerais e materiais voláteis como, por exemplo, dióxido de carbono, gás metano, entre outros.
2. A poeira liberada pelo núcleo forma uma cauda que é empurrada para longe do Sol pela radiação solar. Esta cauda é composta de pequenas partículas de poeira e sempre aponta para longe do Sol, devido à pressão da luz solar.
3. Os cometas têm órbitas altamente elípticas que os trazem muito próximos ao Sol em seu periélio e os levam para longe no sistema solar externo em seu afélio. Suas visitas ao sistema solar interno podem ser previsíveis se forem cometas periódicos, como o Cometa Halley, que retorna a cada 76 anos.
4. Os cometas também possuem uma segunda cauda feita de gases que foram ionizados pela radiação ultravioleta solar. Esta cauda de íons também é empurrada para longe do Sol pelo vento solar e, muitas vezes, aparece reta e estreita, também apontando diretamente para longe do Sol.
5. O núcleo de um cometa é sólido, geralmente composto de rocha, poeira e gases congelados, como água, amônia e dióxido de carbono. O núcleo pode variar de alguns centenas de metros a dezenas de quilômetros de diâmetro.
Qual a origem dos cometas?
Muitos cientistas afirmam que os cometas se originaram de resíduos deixados pela condensação da nebulosa que formou o sistema solar.
Núcleo do cometa Tempel 1 (imagem feita pela sonda Deep Impact). |
Curiosidades:
- Muitas vezes os cometas tornam-se visíveis a olho nu.
- Em 12 de novembro de 2014, pela primeira vez na história, um objeto feito por seres humanos realizou um pouso num cometa. O evento, de grande importância para a Astronomia mundial, teve como protagonista o módulo-robô Philae da ESA (Agência Espacial Europeia). O cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko estava a cerca de 500 milhões de quilômetros da Terra quando o módulo tocou sua superfície.
- A primeira observação da história, que temos registro, de um cometa ocorreu na China Antiga em 2.316 a.C.
- Existem cometas cuja calda tem tamanho de centenas de quilômetros.
- O cometa mais conhecido no mundo da Astronomia é o Halley. Ele se aproxima do nosso planeta a cada 76 anos (a última vez foi em 1986).
Cometa Halley: aproximação da Terra a cada 76 anos. |
Por Equipe Sua Pesquisa
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Fonte de referência do texto:
ENCICLOPÉDIA MICROSOFT ENCARTA 2000. [S.l.]: Microsoft Corporation, 1999. 1 CD-ROM.
Vídeo indicado no YouTube:
O Mistério dos Cometas - Canal Ciência Todo Dia