Consumismo

Saiba o que é consumismo, definição, país mais consumista do mundo, bibliografia

Consumismo: compra de produtos sem controle e necessidade
Consumismo: compra de produtos sem controle e necessidade

 

Definição

 

O consumismo é o ato de consumir (comprar) produtos de forma exagerada. As pessoas consumistas adquirem produtos (roupas, produtos eletrônicos, perfumes, joias, carros, imóveis) sem ter a necessidade destes. 

 

O consumismo é típico das sociedades capitalistas e é estimulado pelas campanhas publicitárias vinculadas, principalmente na TV, cinema e meios de comunicação (revistas, jornais, rádios). 

 

Quando o consumismo se transforma numa doença

 

Em alguns casos o consumismo pode se tornar uma doença (espécie de vício). Neste caso, a pessoa consumista só consegue obter prazer na vida ao comprar coisas. Em situações como esta, é necessário um tratamento profissional de um psicólogo.

 

Por outro lado existe também o consumo consciente, que é aquele em que as pessoas compram produtos que estão precisando verdadeiramente. Pesquisam os melhores preços e buscam produtos que não prejudicam a natureza.

 

Você sabia?

 

- O consumismo tem se tornado um grande inimigo do Meio Ambiente. O lixo e outros resíduos gerados pelas embalagens e produtos descartados têm causado grandes problemas ambientais, principalmente nos grandes centros urbanos.

 

- O país que possui a população mais consumista do mundo são os Estados Unidos. O país tem cerca de 4,5% da população mundial, porém consome cerca de 40% de todos os recursos mundiais disponíveis.