Escotismo

Escotismo é movimento criado por Baden-Powell e tem como objetivo o aprimoramento moral e físico de crianças e adolescentes.

Escotismo: objetivo de desenvolvimento dos jovens
Escotismo: objetivo de desenvolvimento dos jovens


O que é



Também conhecido como escoteirismo, o escotismo é um movimento que surgiu na Inglaterra no ano de 1907 e foi criado por Baden-Powell, tenente do exército britânico. Este movimento surgiu com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos dos jovens e desenvolver princípios morais, cívicos e organizacionais.



O escotismo não possui associação com grupos políticos ou religiosos. Está espalhado por diversos países do mundo, inclusive Brasil. É regulamentado por uma lei geral que é seguida por todos escoteiros.



Divisão e atuação dos escoteiros



Os escoteiros costumam fazer reuniões uma vez por semana. Ao ingressar num grupo de escoteiros, os jovens são divididos em grupos, de acordo com a faixa etária: lobinhos (dos 7 aos 11 anos), escoteiros (11 aos 15 anos), sênior (dos 15 aos 18 anos) e pioneiros (18 aos 24 anos).



Importância



Os escoteiros adquirem vários conhecimentos importantes para a vida e desenvolvem muitas habilidades. Aprendem a conviver em grupo, ajudar ao próximo com boas ações, sobreviver em situações adversas, etc.



Curiosidades:



- O primeiro grupo de escoteiros brasileiros foi fundado em 1910, na cidade do Rio de Janeiro e se chamava Centro de Boys Scouts.



- O Dia Mundial do Escoteiro é comemorado anualmente em 23 de Abril.

 

Foto mostrando uma reunião de escoteiros.

Escoteiros reunidos para aprendizado na natureza.

 

 

 

 


Última revisão: 07/09/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).