Estado Laico e suas características

O Estado Laico é aquele que não tem uma religião oficial definida e há separação entre religião e governo.

Estado laico: separação entre Estado e Igreja é uma das principais características
Estado laico: separação entre Estado e Igreja é uma das principais características

 

Definição (o que é)

 

Também conhecido como Estado Secular, o Estado Laico é aquele que não possui uma religião oficial, mantendo-se neutro e imparcial no que se refere aos temas religiosos. Geralmente, o Estado laico favorece, através de leis e ações, a boa convivência entre os credos e religiões, combatendo o preconceito e a discriminação religiosa. 

 

Laico, portanto, pode ser definido como uma pessoa ou instituição que não faz parte do clero nem de uma ordem religiosa.



Origem da palavra (etimologia)

 

A palavra laico deriva do latim laicus, que significa "leigo, de leigo". Mas vale dizer que a Igreja Católica Romana, que teve durante muito tempo o latim como sua língua oficial, pegou essa palavra do grego laikós, que significa "do povo".



Características principais do Estado laico:

 

No Estado laico, a princípio, todas as crenças são respeitadas.

 

Não há perseguição religiosa.

 

Não ocorre interferência de líderes religiosos nas decisões de governo.

 

O Estado garante, através de leis, a liberdade de culto para todos os cidadãos.

 

Em alguns países laicos, o governo cria normas para dificultar manifestações religiosas em público.

 

O Estado secular não assume nenhuma religião como sendo oficial do país.

 

A educação pública e outros serviços estatais são de natureza secular, o que significa que não promovem nenhum ponto de vista religioso e são acessíveis a todos, independentemente da crença religiosa.



Exemplo: o caso brasileiro 

 

O Brasil é um país com Estado laico, pois em nossa Constituição há um artigo que garante liberdade de culto religioso. Há também, em nosso país, a separação entre Estado e Igreja.



Países da atualidade onde o estado não é laico

 

- Existem vários países na atualidade cujo estado não é laico. São países, em sua grande maioria, teocráticos. As teocracias modernas estão localizadas, principalmente, no Oriente Médio e possuem o Islamismo como religião predominante e oficial. Entre os países teocráticos da atualidade, podemos citar: Irã, Paquistão, Arábia Saudita e Mauritânia.



A laicidade na Constituição brasileira de 1988:

 


Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

[…]

VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

 

Foto com símbolos religiosos

No Estado Laico ocorre a liberdade de culto e respeito a todas as crenças. O Estado não assume nenhuma religião como oficial.



Você sabia?

 

Laicizar significa tornar laico, ou seja, tirar a interferência religiosa.

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).