Gás Natural

O gás natural é um gás de origem fóssil e muito usado como fonte de energia.

Usina de Gás Natural
Usina de Gás Natural


Definição (o que é) e principais características

 

Gás Natural, encontrado no subsolo terrestre ou marítimo, é constituído por uma mistura de hidrocarbonetos (composto químico formado por átomos de carbono e hidrogênio). Grande parte do gás natural (cerca de 70%) é formada pelo gás metano. Fazem também parte da composição do gás natural o propano, nitrogênio, oxigênio, etano e enxofre.

 

O gás natural é uma fonte de energia versátil e correta ecologicamente utilizada em diversas indústrias e ambientes domésticos.

 

Como se forma 

 

O gás natural é formado a partir da decomposição de materiais orgânicos que são acumulados em rochas durante milhares de anos. Neste processo de decomposição atuam microrganismos de forma anaeróbica.

 

Principais propriedades físicas e químicas do gás natural:

 

O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos composta principalmente por parafinas leves saturadas como metano e etano, que são gasosos em condições atmosféricas.


Pode conter outros hidrocarbonetos como propano, butano, pentano e hexano, juntamente com gases não hidrocarbonetos como nitrogênio, dióxido de carbono, hidrogênio, hélio e argônio.


Ao ser queimado, emite níveis mais baixos de gases nocivos comparado a outros combustíveis fósseis, com redução de emissões de fumaça, partículas sólidas, enxofre, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono.


O gás natural é incolor, inodoro, insípido e não tóxico em seu estado natural.


Mais leve que o ar e possui uma faixa de inflamabilidade baixa.


Adiciona-se um odorante característico para detecção de vazamentos visando aumentar a segurança.


Composição química inclui principalmente metano, etano, propano, butano, oxigênio, hidrogênio e pequenas quantidades de outros gases.



Uso do gás natural como combustível

 

O gás natural é muito usado como fonte de energia (combustível) nas indústrias, residências e veículos.

 

O GNV (Gás Natural Veicular) tem sido muito utilizado como combustível para veículos. Além de ser mais barato do que o álcool e a gasolina, o GNV gera um baixo índice de poluentes atmosféricos em comparação aos combustíveis fósseis. Portanto, é considerado uma fonte de energia limpa.



Onde é encontrado 

 

Muitas vezes o gás natural é encontrado no subsolo junto às jazidas de petróleo. 



Consumo e importação 

 

Embora a Petrobrás produza grande quantidade de gás natural, o consumo deste combustível tem aumentado tanto nos últimos anos que o Brasil necessita importar da Bolívia. O transporte é feito através do gasoduto Brasil-Bolívia.

 

Curiosidades e dados:

 

- O gás natural não possui cheiro. Aquele cheiro que sentimos é artificial, ou seja, adicionado pelas companhias de gás para que possamos identificar um possível vazamento de gás. Este procedimento começou a ser tomado após uma explosão ocorrida em 1937 numa escola dos EUA. O acidente provocou a morte de 300 pessoas.

 

Poço de gás natural

Poço de gás natural no Texas (EUA).

 

Você sabia?

 

Os maiores produtores mundiais de gás natural são (ranking): Estados Unidos, Rússia, Irã, China, Catar, Canadá, Austrália, Arábia Saudita e Noruega). (em 2022; fonte: IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás).

 

 



Atualizado em 06/03/2024

Temas relacionados