Gases Poluentes

São gases emitidos, principalmente, por indústrias e veículos automotores no processo de queima de combustível fóssil.

Emissão de gases na atmosfera
Emissão de gases na atmosfera

 

Definição (o que são)

 

Os gases poluentes são aqueles produzidos, principalmente, pela queima de:  combustíveis fósseis (gasolina e óleo diesel), resíduos orgânicos (lixos) e vegetação florestal. Estes gases absorvem parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, favorecendo e efeito estufa e o aquecimento global. 

 

Exemplos de gases poluentes

 

Os principais gases poluentes presentes na atmosfera são:

 

- dióxido de carbono

 

- gás metano

 

- perfluorcarbonetos

 

- óxido nitroso

 

- hidrofluorcarbonetos

 

Tecnologias atuais para reduzir a emissão destes gases

 

Já existem diversas tecnologias capazes de reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. Muitas destas tecnologias já são obrigatórias em indústrias e veículos automotores. As principais tecnologias são: precipitador eletrostático, conversor catalítico (utilizado em automóveis), ciclones de poeira, carvão ativado (para purificação de gases) e biofiltros.

 

Você sabia?

 

- Além de ser prejudiciais ao meio ambiente, estes gases também são nocivos para os seres humanos. Quando inalados, podem gerar problemas respiratórios nas pessoas.

 

Automóvel soltando fumaça

A queima de combustíveis fósseis pelos automóveis é uma das principais fontes geradoras de gases poluentes.

 



TEXTO COMPLEMENTAR: DIÓXIDO DE CARBONO

 

O dióxido de carbono, também conhecido como gás carbônico, é uma substância química formada por dois átomos de oxigênio e um de carbono. Sua fórmula química é CO2.

 

É um gás importante para o reino vegetal, pois é essencial na realização do processo de fotossíntese das plantas (processo pelo qual as plantas transformam a energia solar em energia química).

 

Principais problemas causados

 

Este gás é liberado no processo de respiração (na expiração) dos seres humanos e também na queima dos combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene, carvão mineral e vegetal). A grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera é prejudicial ao planeta, pois ocasiona o efeito estufa e, por consequência, o aquecimento global.

 

Uso comercial 

 

Este gás é usado comercialmente em algumas bebidas (carbonatadas) e também em extintores de incêndio. Se inalado, em grande quantidade, pode provocar irritações nas vias aéreas, vômitos, náuseas e até mesmo morte por asfixia (o que ocorre geralmente nos incêndios).

 

Queimada em floresta

Queimadas em florestas também são geradoras de dióxido de carbono e consequente aumento da poluição do ar.

 

 



atualizado em 07/01/2021