Hidrosfera

A Hidrosfera é o sistema composto pelas águas localizadas na superfície ou subsolo da Terra.

Hidrosfera: estudando a vida nos oceanos e mares
Hidrosfera: estudando a vida nos oceanos e mares

 

Definição (o que é)

 

Hidrosfera é o sistema formado pelas águas que podemos encontrar na superfície ou subsolo do nosso planeta.

 

Na Hidrosfera, a água esta presente em seus três estados físicos: líquido, sólido e gasoso.



Onde está a água?

 

A água da hidrosfera pode ser encontrada nos oceanos, mares, rios, lagos, nuvens (forma de vapor), polos norte e sul (forma de gelo), aquíferos, lençóis freáticos, etc.



Importância 

 

A hidrosfera é extremamente importante para a manutenção e desenvolvimento de milhões de vida no planeta Terra, inclusive dos seres humanos.



Origem da palavra

 

A palavra hidrosfera tem origem no grego. O termo grego hydro significa água e sfaira significa esfera.



Principais ciências que estudam a Hidrosfera:

 

- Geografia: esta disciplina estuda as características físicas da Terra, incluindo formas de relevo, clima e corpos d'água. Está diretamente envolvida no estudo da hidrosfera ao mapear e analisar a distribuição e as características dos corpos d'água em todo o planeta.


- Biologia Marinha: este campo foca no estudo dos organismos que habitam os oceanos e outras águas marinhas. Relaciona-se com a hidrosfera ao examinar como a vida marinha interage com e depende dos ambientes aquáticos.


- Oceanografia: talvez a mais diretamente conectada à hidrosfera, a oceanografia é o estudo científico do oceano, incluindo seus processos e fenômenos. Abrange aspectos físicos, químicos, biológicos e geológicos do mar.


- Meteorologia: este é o estudo da atmosfera e como seus fenômenos (como tempo e clima) afetam a superfície da Terra, incluindo corpos d'água. Intersecta com a hidrosfera através do estudo de precipitação, evaporação e outros processos relacionados ao tempo que envolvem água.


- Climatologia: estuda o clima, entendido como condições meteorológicas médias ao longo de um período de tempo. Relaciona-se com a hidrosfera explorando como as mudanças climáticas afetam os níveis do mar, calotas de gelo, e a temperatura e salinidade dos corpos d'água.


- Físico-química: esta área refere-se às propriedades e comportamentos físicos e químicos das substâncias. No contexto da hidrosfera, examina as propriedades físico-químicas da água e as interações entre a água e outras substâncias no ambiente.


- Hidrologia: focada diretamente no estudo da água no ambiente, a hidrologia lida com a distribuição, movimento e qualidade da água em toda a Terra. Abrange o estudo da água em rios, lagos e aquíferos, sendo crucial para entender o ciclo e os recursos da água na hidrosfera.

 

 

 

Caverna com água em seu interior

Águas subterrâneas e presentes em cavernas (foto acima) também fazem parte da hidrosfera.

 

 


 

Atualizado em 02/05/2024