Jainismo

Jainismo é uma religião indiana antiga que ensina a não violência, a autodisciplina rigorosa e a busca pela libertação espiritual através da renúncia aos desejos materiais e da prática da compaixão por todos os seres vivos.

Templo jainista na Índia
Templo jainista na Índia

 

Definição (o que é)

 

O jainismo é uma religião que foi fundada na Índia no século VI a.C. por Mahavira.

 

É uma religião que não reconhece a autoridade dos brâmanes nem dos textos Vedas. Ela originou-se no contexto de rompimento com o hinduísmo e com a tradição védica.

 

Principais crenças e características do jainismo:

 

O jainismo é uma religião profundamente filosófica e ascética (renuncia e controla os desejos e prazeres mundanos). Os jainistas acreditam em evitar o apego excessivo aos bens materiais, levando uma vida que não é excessivamente materialista.

 

Os jainistas acreditam na existência do karma, assim como os hinduístas e budistas.

 

Para os jainistas, o Universo é composto por cinco tipos de mundos diferentes, habitados por seres de tipos diferentes. Acreditam também na eternidade do Universo, que sempre existiu e não foi criado por nenhum deus ou ser divino.

 

No jainismo há a crença de que o templo é cíclico e infinito.

 

Esta doutrina sugere que a verdade e a realidade são percebidas de maneiras diferentes de acordo com diferentes pontos de vista, e que nenhuma perspectiva individual pode representar a verdade completa.

 

Os seguidores do jainismo condenam qualquer tipo de agressão e violência. Portanto, seguem a cultura e o comportamento da paz.

 

 

Principais rituais:

 

Pratikraman (Autorreflexão): ritual chave realizado diariamente ou com mais frequência durante períodos especiais. Envolve introspecção e arrependimento por qualquer violência ou erro cometido.

Paryushana: é o evento sagrado anual mais importante para os jainistas, que dura de oito a dez dias, dependendo da seita. É um período de jejum intenso, oração e meditação.

Samayika (Meditação): uma meditação ritualística realizada para alcançar a calma espiritual e fazer uma pausa das atividades mundanas.

 

 

Foto de um templo jainista

Templo jainista na Índia.



Na atualidade 

 

Nos dias de hoje, o jainismo está presente na região da Índia oriental, central e meridional.

 

Acredita-se que há por volta de quatro milhões de seguidores desta religião no mundo.



Você sabia?

 

Em número de fiéis, é a sétima das religiões da Índia, ou seja, 0,4% da população indiana é jainista (seguidor que professa o jainismo).

 

Seguidora do jainismo fazendo uma oferenda

Seguidora do jainismo fazendo uma oferenda.

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).