Monocultura

Monocultura é a produção agrícola de um país concentrada em um único gênero.

Canavial no interior paulista: região é a maior produtora do Brasil
Canavial no interior paulista: região é a maior produtora do Brasil

 

Definição (o que é)

 

Monocultura é a produção ou cultura de apenas uma especialidade agrícola. 

 

Porém, é bom ressaltar que quando dizemos, nos dias de hoje, que determinado país possui uma economia monocultura, não estamos dizendo que neste país ocorre única e exclusivamente a produção de um gênero agrícola. Mas sim que a economia deste país é muito dependente da produção e comercialização deste produto. Evidentemente, que neste país também ocorre a produção de outros gêneros agrícolas.

 

Exemplos e principais características

 

A monocultura geralmente ocorre nos latifúndios (grandes propriedades agrícolas com baixa produção). Exemplo: Numa fazenda ocorre apenas a produção de soja.

 

Quando um país é monocultor, não é algo positivo, pois ele ficará dependente apenas deste produto. Quando o preço no mercado internacional cai, a demanda diminui ou ocorrem alterações climáticas que prejudicam a produção, a economia do país fica vulnerável.

 

Monocultura na História do Brasil 

 

Nos séculos XVI e XVII, período colonial, o Brasil ficou muito dependente da monocultura da cana-de-açúcar. Embora ocorresse a produção em pequena escola de outros gêneros agrícolas, quase toda produção era voltada para a cana-de-açúcar.

 

Engenho de açúcar no Brasil Colonial

Engenho de açúcar no Brasil Colonial: monocultura prevaleceu durante o ciclo açucareiro.

 



Economias monocultoras da atualidade

 

Na atualidade, os países monocultores estão entre os mais pobres do mundo. Grande parte destes países fica na África, Ásia e América Central.


 

 

 



atualizado em 24/09/2020

 

Temas relacionados