Resíduos Sólidos

Resíduos Sólidos são materiais descartados após o uso que, dependendo de sua natureza, podem ser reciclados, reutilizados ou precisam ser destinados a aterros sanitários ou processos de tratamento específicos.

Resíduos sólidos: originários de indústrias, residências, construção civil, escolas, etc.
Resíduos sólidos: originários de indústrias, residências, construção civil, escolas, etc.

 

Definição (o que são)

 

Os resíduos sólidos são partes de resíduos gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos. Resíduos sólidos englobam todos os tipos de resíduos descartados em estado sólido ou semissólido, incluindo materiais orgânicos como restos de alimentos.

 

Vale dizer que a classificação como "sólido" não se refere à composição química, mas sim ao estado físico do resíduo, que neste caso não é líquido nem gasoso. Resíduos orgânicos, como restos de comida, são uma subcategoria dentro dos resíduos sólidos.



Exemplos de resíduos sólidos

 

Podemos citar como exemplos de resíduos sólidos: computadores, peças de automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, latas de alumínio, potes de plástico, garrafas de vidro, grades de ferro, vidros de carro, resíduos de construção (cimentos, tijolos, cimentos), etc.



Fonte de produção 

 

Grande parte destes resíduos é produzida nos grandes centros urbanos. São originários, principalmente, de residências, escolas, estabelecimentos comerciais, indústrias e construção civil.



Coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos

 

Muitos destes resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para isto ocorrer, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Cidades que não praticam este tipo de processo, jogando todo tipo de resíduo sólido em aterros sanitários, acabam poluindo o meio ambiente. Isto ocorre, pois, muitos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para serem decompostos.

 

Logística reversa

 

A logística reversa é aquela em que uma empresa tem a responsabilidade de recolher os produtos que ela produziu. Por exemplo, as empresas de pneus se encarregam de coletar os pneus que não são mais utilizados. Essa medida também é muito positiva para o destino correto dos resíduos sólidos, evitando a poluição ambiental.



Resíduos sólidos perigosos (exemplos)

 

Alguns tipos de resíduos sólidos são altamente perigosos para o meio ambiente e merecem um sistema rigoroso de coleta e reciclagem. Podemos citar como exemplos, as pilhas e baterias de celulares formadas por compostos químicos com alta capacidade de poluição e toxidades para o solo e água.

 

Resíduos sólidos: melhor destino é a reciclagem ou reaproveitamento

Resíduos sólidos: melhor destino é a reciclagem ou reaproveitamento.

 

 

Resíduos sólidos na legislação brasileira

 

No Brasil, a principal lei que trata do descarte e da gestão de resíduos sólidos é a Lei nº 12.305, sancionada em 2 de agosto de 2010. Esta lei estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).