Saneamento Básico
Saneamento básico é um conjunto de ações que visam tratar o esgoto e oferecer água potável para a população.

Definição - o que é
Saneamento básico é um conjunto de procedimentos adotados numa determinada região, que visa proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes. Logo, este sistema envolve a coleta e o tratamento de esgoto, além do fornecimento de água tratada (potável) para a população.
Procedimentos principais
Entre os procedimentos do saneamento básico, podemos citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e materiais (através da reciclagem).
Saneamento básico e saúde pública: importância
Com estas medidas de saneamento básico, é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente.
Saneamento básico no Brasil
Houve um grande avanço no Brasil, nos últimos 30 anos, no tocante ao saneamento básico. Porém, muitas cidades do interior do país, principalmente nas regiões norte e nordeste, ainda apresentam deficiências nesta área.
Você sabia?
- Somente 66,3% das residências (domicílios particulares permanentes) no Brasil são atendidas por rede coletora de esgoto. Porém, ainda existem 72,4 milhões de brasileiros que habitam residência sem acesso a rede geral de esgoto. (fonte: Pnad 2018 - IBGE).
- Em 11 de junho comemoramos o Dia do Educador Sanitário.
- 2008 foi declarado, pelo ONU, como o Ano Internacional do Saneamento.
![]() |
Esgoto a céu aberto: falta de saneamento básico pode trazer doenças e até morte. |
Revisado em: 21/09/2020.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Gestão da saneamento básico
Autor: Galvão Junior, Alceu de Castro
Editora: Manole
Temas: Meio Ambiente, Ecologia e Saúde Pública.