Taiga

A taiga é um bioma caracterizado pela presença de vegetação formada por coníferas.

Taiga: também conhecida como floresta de coníferas
Taiga: também conhecida como floresta de coníferas

 

Definição (o que é) e localização

 

Taiga é um bioma caracterizado pela presença de vegetação com presença de coníferas (pinheiros e abetos). A taiga está presente nas regiões norte da Rússia, norte da Europa e Canadá.


Principais características do clima

 

O clima nas regiões de taiga é frio, com ventos fortes e gelados durante grande parte do ano. Nestas regiões há precipitação de neve durante o inverno.

 

Flora da taiga

 

A flora da taiga não é muito diversificada, pois o frio e a neve impedem o desenvolvimento de muitas espécies vegetais. Sobrevivem aquelas que estão adaptadas ao clima frio. Os pinheiros, por exemplo, conseguem se desenvolver, pois possuem uma camada cerosa sobre as folhas, protegendo-as das baixas temperaturas e da neve. A vegetação rasteira que se desenvolve na taiga são os fungos e liquens.

 

Fauna: principais espécies animais

 

A fauna típica das regiões de taiga é composta pelas seguintes espécies de animais: alces, lobos, ursos, linces, raposas, arminhos, lebres, coelhos, esquilos, entre outros.

 

Mapa Mundi mostrando a localização geográfica da Taiga

Localização geográfica da Taiga

 

 

Você sabia?

 

- Uma das regiões mais frias do mundo, com presença de habitantes, é a Sibéria (norte da Rússia). Grande parte desta região é coberta pela taiga siberiana.

 

Foto mostrando as coníferas na vegetação da taiga

Vegetação da Taiga: presença de coníferas.

 

 

 



atualizado em 23/09/2020