Terceiro Setor: objetivos e características
O Terceiro Setor é um termo usado para designar as associações sem fins lucrativos que atuam prestando serviços sociais.
Definição (o que é)
Terceiro Setor é um termo usado para fazer referência ao conjunto de sociedades privadas ou associações que atuam no país sem finalidade lucrativa.
As associações do Terceiro Setor têm como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida das pessoas necessitadas. Portanto, atuam nas áreas de educação, saúde, esportes, lazer, orientação vocacional, qualificação profissional, cultura, etc.
Principais objetivos das entidades do terceiro setor:
• Melhorar as condições de vida das pessoas carentes ou pessoas com deficiências.
• Praticar ações voltadas para a responsabilidade social.
• Criar e implantar projetos que visem a melhoria das condições educacionais em áreas pobres.
• Atuar em sistemas de cooperativas para pequenos produtores rurais ou microempresários.
• Apoiar, preservar e celebrar a herança e diversidade cultural. Isso pode incluir promover artes e cultura, gerenciar museus ou organizar eventos culturais.
• Conduzir pesquisas e gerar novos conhecimentos ou soluções inovadoras, especialmente em campos como saúde, educação, tecnologia e ciências sociais.
Características principais:
- Não possuem fins lucrativos.
- Contam com a ajuda de voluntários.
- O terceiro setor atua exclusivamente na execução de atividades de utilidade pública.
- Possuem gerenciamento próprio, sem interferências externas.
Exemplos de organizações do terceiro setor
Entre as organizações que fazem parte do Terceiro Setor, podemos citar principalmente as ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público).
Importância do voluntariado
Outra característica importante das associações do Terceiro Setor é que elas contam com uma grande quantidade de mão de obra voluntária (que não recebem remuneração pelo trabalho).
Atuação na sociedade
As associações do Terceiro Setor atuam, principalmente, prestando serviços para pessoas carentes que não podem contratar serviços do setor privado (segundo setor). Como o setor público (primeiro setor) não consegue, em nosso país, atender com qualidade todas as pessoas necessitadas, o Terceiro Setor assume um papel de fundamental importância.
Manutenção: arrecadação de fundos
O Terceiro Setor é mantido com recursos de doações de empresas e pessoas físicas e, também, com repasse de verbas públicas. Existem também muitas associações que conseguem obter recursos através da organização de festas, jantares, bazares e venda de produtos (camisas, agendas, etc.).
Você sabia?
No Brasil, 28 de agosto é o Dia Nacional do Voluntariado.
Trabalho voluntário: um dos pilares do Terceiro Setor. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Vídeo indicado no YouTube:
AGU Explica - Terceiro Setor - Canal da Advocacia-Geral da União (AGU)