Tsunami
Tsunami é um fenômeno caracterizado por formação de ondas gigantes no oceano provocado por deslocamento de água.
Definição (o que é)
Os tsunamis são ondas gigantes com grande concentração de energia, que podem ocorrer nos oceanos.
Causas principais
Estas ondas gigantes são provocadas por um grande deslocamento de água que ocorre após uma movimentação de placas tectônicas abaixo dos oceanos. Estes terremotos marítimos, conhecidos como maremotos, deslocam uma grande quantidade de energia formando uma ou mais ondas (tsunamis) que podem atingir as costas dos oceanos, podendo provocar catástrofes.
Erupções vulcânicas de grandes proporções também podem causar tsunamis.
Principais características:
• Ocorrência de ondas gigantes.
• Quando atingem a terra podem apresentar elevado poder de destruição (depende de sua intensidade).
• Geralmente tem origem em áreas de encontro de placas tectônicas, cobertas por águas oceânicas.
• Apresentam comprimentos de onda excepcionalmente longos, que podem chegar a centenas de quilômetros, permitindo-lhes viajar através das bacias oceânicas em alta velocidade. Em águas profundas, sua velocidade pode ser tão rápida quanto a de um jato comercial, aproximadamente de 500 a 800 quilômetros por hora.
• À medida que um tsunami se aproxima de águas rasas perto da costa, sua velocidade diminui e sua amplitude aumenta dramaticamente, um fenômeno conhecido como shoaling.
• Um tsunami tipicamente consiste em várias ondas, com o intervalo de tempo entre ondas sucessivas variando de minutos a horas. Curiosamente, a primeira onda nem sempre é a maior.
Prevenção: como é feita
Atualmente, vários países possuem equipamentos capazes de identificar a formação e propagação de tsunamis. Sistemas modernos de detecção, como boias de avaliação e relato de tsunamis em águas profundas (DART), ajudam a monitorar tsunamis e fornecer avisos para áreas potencialmente afetadas.
Com dados destes tipos, os governos podem adotar planos para deslocar populações de áreas de risco, que possam ser atingidas por estas ondas gigantes.
O pior tsunami da história
O pior tsunami da história (que temos notícia) ocorreu na Ásia, em 2004. No dia 26 de dezembro deste ano, ondas gigantescas invadiram várias cidades da costa da Sumatra, Indonésia, Tailândia, Sri Lanka e Índia. Cerca de 22 mil pessoas morreram neste desastre natural.
Tsunami: grande poder de destruição quando as ondas atingem o litoral. |
Revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Bibliografia Indicada
Vídeo indicado no YouTube:
Como se forma um TSUNAMI? (Definição e Fases) - Canal Nossa Ecologia