Usina Nuclear

O que é, foto, funcionamento, definição, características, resumo, usinas nucleares no Brasil

Usina Nuclear na França
Usina Nuclear na França

 

Definição (o que é)

 

Usina Nuclear, também conhecida como central nuclear, é uma instalação que produz energia elétrica através de reações nucleares de elementos radioativos.

 

O urânio 

 

O elemento mais utilizado nas usinas é o urânio. Este material é colocado em barras dentro dos reatores da usina. O calor gerado pela reação move um alternador que produz a energia elétrica. 

 

Lixo nuclear 

 

Um dos grandes problemas é a geração do lixo nuclear por parte destas usinas. Este lixo deve ser manipulado, transportado e armazenado, seguindo todas as normas de segurança. Isso ocorre, pois, os resíduos radioativos são extremamente perigosos caso ocorra contato com seres humanos, fontes de água, terra, ar, etc.

 

Usinas no Brasil 

 

O Brasil possui duas usinas nucleares em atividade, Angra I e Angra II, situadas no município de Angra dos Reis (estado do Rio de Janeiro). A Usina de Angra 3, localizada na mesma cidade, está em processo de construção. Quando finalizada, ela produzirá cerca de 1.400 megawatts.

 

Exemplos de países que geram grande quantidade de energia em usinas nucleares:

 

- Japão

 

- Estados Unidos

 

- Alemanha

 

- França

 

- Bélgica

 

- Eslováquia

 

- Ucrânia

 

- Hungria

 

- Suécia

 

- Coreia do Sul

 

Curiosidades:

 

- A maior usina nuclear do mundo fica no Japão. Com capacidade de geração de quase 8 mil MW, a Usina de Kashiwazaki-Kariwa possui sete reatores.

 

- O maior acidente em usina nucleares da história aconteceu em abril de 1986, em Chernobyl (Ucrânia). Cerca de 2,4 milhões de pessoas morreram nesse terrível acidente.