Bandeira da Alemanha

Conheça as principais características da bandeira alemã e o significado das cores.

Bandeira da Alemanha hasteada em Berlim, capital do país
Bandeira da Alemanha hasteada em Berlim, capital do país

 

DADOS E INFORMAÇÕES SOBRE A BANDEIRA DA ALEMANHA:



A bandeira da Alemanha foi adotada em 23 de maio de 1949. A bandeira é composta por três faixas horizontais, de mesmo tamanho, nas cores preta, vermelha e amarela (ouro). A faixa preta está posicionada na parte superior, a vermelha no meio e a amarela (ouro) na parte inferior da bandeira.

 

Significado


As três cores da bandeira moderna (atual) alemã simbolizam a democracia republicana que se formou após a Segunda Guerra Mundial. Representa também a liberdade da Alemanha e de seu povo.

 

Origem


Existem várias hipóteses para explicar a origem da bandeira da Alemanha. A mais aceita diz que ela surgiu a partir da bandeira usada no Sacro Império Romano-Germânico. Nesta época, a bandeira usada tinha fundo amarelo e, no centro, uma água preta com garras e bico na cor vermelha.

 

Curiosidades:


- A proporção da bandeira da Alemanha é de 3:5. Ou seja, se ela tiver três metros de largura, deverá ter obrigatoriamente cinco metros de comprimento.

 

- Na Alemanha, as autoridades federais podem usar a bandeira federal (governamental). Ela é semelhante a bandeira civil, porém leva ao centro um escudo de fundo dourado com um falcão negro ao centro. 

 

Bandeira da Alemanha

Bandeira oficial da Alemanha

 

 

 

Bandeira formada por três listras horizontais sendo a superior preta a do meio vermelha e inferior amarela com um escudo no centro com uma águia

Bandeira governamental alemã (bandeira do governo)

 

 

O Dia da Bandeira da Alemanha

 

O Dia da Bandeira na Alemanha é celebrado em 23 de maio. Esta data comemora a adoção da Lei Fundamental da República Federal da Alemanha (Grundgesetz) em 1949, após a Segunda Guerra Mundial, marcando o renascimento da nação alemã como um estado democrático. Embora não seja um feriado público amplamente celebrado como em alguns outros países, o 23 de maio é um dia de significado histórico e político na Alemanha.

 

 



Por Jefferson Evandro M. Ramos (graduado em História pela Universidade de São Paulo).