Bandeira da Argentina
Veja abaixo como é a bandeira argentina, suas cores e significados.

DADOS E INFORMAÇÕES SOBRE A BANDEIRA DA ARGENTINA:
A bandeira da Argentina foi adotada em 27 de fevereiro de 1812. As cores presentes na bandeira são azul-celeste, branco, ouro e marrom. Foi criada na cidade Rosário por Manuel Belgrano, um importante político, jornalista, advogado e intelectual argentino do século XIX.
A bandeira argentina é composta por três faixas horizontais, sendo que a superior e a inferior são na cor azul-celeste. A faixa do meio é branca e apresenta no centro um Sol incaico, também conhecido como "Sol de Mayo", na cor ouro com detalhes em marrom. Este Sol apresenta 32 raios, sendo 16 retos e 16 ondulados.
Simbolismo das cores:
- O azul representa o azul do céu.
- A cor branca representa a paz e também a pureza.
CURIOSIDADES:
- A proporção da bandeira da Argentina é 9:14. Ou seja, se ela for feita com 9 metros de largura, deverá ter obrigatoriamente 14 metros de comprimento.
- Antes de 1985, a bandeira da Argentina não possui o Sol de Mayo ao centro. Foi somente a partir deste ano, através de uma lei do parlamento argentino, que o Sol de Mayo passou a figurar na bandeira deste país.
- O Dia da Bandeira na Argentina é comemorado em 20 de junho. A data é uma referência à morte do criador da bandeira, Manuel Belgrano, que faleceu em 20 de junho de 1820.
![]() |
Bandeira nacional da Argentina |
atualizado em 17/09/2020
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
La bandera Argentina (em espanhol)
Autor: Ferro, Carlos A.
Editora: Ministerio da Cultura Y Educacion