Bandeira do Canadá
A bandeira do Canadá apresenta uma folha de bordo vermelha com 11 pontas no centro de um campo branco, flanqueado por duas faixas verticais vermelhas, simbolizando a natureza e o patriotismo canadense.
História da bandeira canadense e informações importantes:
A bandeira do Canadá foi adotada em 15 de fevereiro de 1965. Ela foi criada pelo historiador canadense George Stanley com a colaboração do advogado e político John Matheson (também canadense).
Os criadores se inspiraram na bandeira da Escola Real Militar do Canadá.
Proporção
A bandeira do Canadá possui a proporção de 1:2. Portanto, se ela for confeccionada com 1 metro de largura, devera ter 2 metros de comprimento.
Como é
Ela é composta por um retângulo vermelho com um quadrado branco no centro. Portanto, nas laterais, aparecem duas faixas vermelhas verticais. Dentro do quadrado branco, na posição central, existe uma folha de bordo estilizada na cor vermelha. A folha possui onze pontas.
Significado e cores
- A folha de bordo é considerada um símbolo do Canadá, pois esta linda árvore (conhecida cientificamente como acer) é muito comum no território canadense. No outono, as folhas desta árvore ficam vermelhas, deixando-a ainda mais esplendorosa.
- As faixas vermelhas laterais representam os dois oceanos que banham o território do Canadá: Oceano Pacífico (costa oeste) e Oceano Atlântico (costa leste).
- O quadrado branco central representa o território canadense.
Bandeira oficial do Canadá |
Curiosidades:
- Ela também é chamada, popularmente pelos canadenses, de “bandeira folha de bordo”.
- Assim como no Brasil, em momentos tristes da nação, a bandeira canadense é hasteada a meio mastro.
- No Canadá, o Dia da Bandeira é comemorado em 15 de fevereiro (esta data comemorativa foi instituída em 1996).
- A bandeira canadense é hasteada em ocasiões governamentais, civis, educacionais e militares. Pode ser hasteada em terra e também no mar.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
- BERG, Tiago José. Bandeiras de todos os países do mundo. São Paulo: Panda Books, 2013.