Curiosidades do Chile

Leia no texto abaixo várias informações e dados curiosos sobre a cultura e as tradições do Chile.

Atacama: deserto mais seco do mundo fica no Chile
Atacama: deserto mais seco do mundo fica no Chile

 

Curiosidades do Chile

 

- O Chile é o maior país Norte-Sul do mundo. Seu território é incomum, caracterizado por uma longa e estreita faixa costeira, que se estende por 4.630 quilômetros, mas tem apenas 430 quilômetros em seu ponto mais largo de leste a oeste.

 

- Devido ao seu território, o Chile apresenta um clima muito variado, indo do desértico no norte do país, a um clima oceânico no sul. Nas regiões leste e sudoeste, encontramos a tundra alpina áreas de clima extremamente frio.

 

- O Chile e o Equador são os únicos países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil.

 

- O Chile ainda é dono de territórios ultramarinos, como o Arquipélago Juan Fernández, as Ilhas Desventuradas, além da ilha Sala y Gómez e a ilha de Páscoa, localizadas na Polinésia.

 

- O Chile também reivindica 1.250.000 km² da Antártida como parte de seu território.

 

- O porto de Puerto Williams, no extremo sul do Chile, é o lugar povoado mais ao sul do planeta.

 

- O Chile está dividido em 16 regiões, 57 províncias e 346 comunas (cidades).

 

- O Atacama é o deserto mais árido do mundo e está localizado no norte do Chile.

 

- O catolicismo é a religião predominante no Chile. Cerca de 65% dos chilenos se declaram católicos romanos.

 

- O Chile detém 40% da observação astronômica mundial. Por conta de seu clima, o deserto de Atacama é um dos melhores lugares do mundo para se observar as estrelas. Nesta região desértica, há mais de uma dezena de observatórios astronômicos, inclusive o mais avançado complexo astronômico do mundo, o Atacama Large Millimeter Array (ALMA).

 

- O país investe significativamente em pesquisas na Antártica. Ao todo, o Chile mantém doze estações de pesquisa na Antártica, sendo quatro bases permanentes e oito temporárias, ou seja, operadas apenas no verão, e ainda mais sete abrigos.

 

- O Chile é o país com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da América Latina. O índice é de 0,843, que é considerado muito elevado.

 

- O Chile é o quarto país na América Latina em número de publicações científicas e o trigésimo oitavo no mundo.

 

- O cobre é o minério mais abundante no solo chileno. O país é o maior produtor e exportador de cobre do mundo.

 

- O maior terremoto, que atingiu 9.5 graus de magnitude, aconteceu em 1960 na cidade de Valdivia, no Chile. Sendo que o Chile é o país que mais sofre com terremotos do mundo.

 

- No Chile existe uma lei que obriga todos os moradores hastear a bandeira em todo edifício público ou privado durante os dias 21 de maio (dia de Glórias Navais) e nos dias das festas pátrias (18 e 19 de setembro).

 

- O esporte mais popular do Chile é o futebol. Em 1962, o país sediou uma Copa do Mundo de Futebol, que foi vencida pelo Brasil. Porém, os chilenos nunca chegaram a uma final deste campeonato.

 

- A gastronomia chilena é caracterizada por uma variedade de frutos do mar, carne, frutas e legumes. Os pratos mais tradicionais da culinária chilena são ajiaco, o kebabs, assados, o calapurca, o cancato, o carbono, o pote, o chapalele, charquicán, curanto, humitas tortas de pinheiros, a milcao, paila marinho, a pantruca, torta de milho, torta de batata, o feijão, o pulmay, o pastel de choclo e tomaticán.

 

- O Chile é o quarto produtor mundial de vinhos. Os vinhos chilenos são reconhecidos mundialmente por sua alta qualidade.

 

Foto de uma mina de cobre no Chile

Mina de cobre no Chile: país é o maior produtor e exportador de cobre do mundo.

 

 

 



atualizado em 28/09/2020