Mandarim: a lingua chinesa
Mandarim é um dos principais dialetos da língua chinesa, falado predominantemente na China, Taiwan e Cingapura, e é a língua oficial da República Popular da China e de Taiwan.
O que é (definição)
O mandarim, também conhecido como chinês tradicional, é o nome que se dá a um conjunto de dialetos chineses falados nas regiões central, norte e sudoeste da China. É o principal dialeto falado na China com, aproximadamente, 845 milhões de falantes (primeira língua). É também o idioma mais falado no mundo.
O mandarim padrão, também conhecido como chinês padrão, é falado em Pequim e considerado o idioma oficial da República Popular da China.
Origem
O desenvolvimento do chinês mandarim está ligado à evolução histórica e política da China. Começou seu desenvolvimento durante a dinastia Yuan (1279–1368), mas não foi até as dinastias Ming (1368–1644) e Qing (1644–1912) que a forma de mandarim que conhecemos hoje realmente começou a tomar forma. . Durante esses períodos, Pequim tornou-se o centro político e cultural da China, e o dialeto de Pequim, do qual o mandarim evoluiu, tornou-se cada vez mais influente.
No entanto, o chinês mandarim como idioma padrão não foi formalizado até o século XX. Após o fim da dinastia Qing e o estabelecimento da República da China em 1912, os reformadores linguísticos procuraram criar uma língua nacional que unificasse os diversos grupos linguísticos em todo o país. Baseando-se principalmente no dialeto de Pequim, mas também incorporando elementos de outras línguas regionais, eles estabeleceram uma forma padrão de mandarim.
Importância na atualidade
Com o crescimento econômico da China, verificado a partir da década de 1990, o mandarim ganhou grande importância no cenário econômico mundial. As relações comerciais entre China e centenas de países do mundo, tornou quase que obrigatório o entendimento do mandarim por profissionais que atuam em áreas comerciais com relações com a China. Por isso, muitas escolas que ensinam o mandarim surgiram em vários locais do mundo todo.
Quantidade de caracteres
O mandarim é complexo, pois possuí cerca de 80 mil caracteres (conhecidos como hanzis). Porém, 7 mil caracteres são mais utilizados.
Origem do nome
A palavra “mandarim” surgiu no século XVII, no contexto histórico dos contatos comerciais marítimos entre China e Portugal. Os mandarins eram funcionários públicos do governo chinês (conselheiros de estado). Eram eles os encarregados de estabelecer os contatos comerciais entre a China e Portugal. A língua que eles falavam passou a ser chamada de "mandarim" pelos portugueses. Este nome, com o tempo, espalhou-se pelo mundo.
Outras informações e características sobre o mandarim:
- Países onde é falado: China, Cingapura, Malásia e Taiwan.
- Classificação por família linguística: sino-tibetana / línguas chinesas / mandarim.
- Total de falantes no mundo (primeira língua): cerca de 890 milhões de habitantes.
Quadro com inscrição em Mandarim. |
Por Elaine Barbosa de Souza
Graduada em Letras (Português e Inglês) pela FMU (2002).
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
Vídeo indicado no YouTube:
Qual é a diferença entre Chinês e Mandarim? | Mandarim com a Lin