Bandeira da Colômbia
A bandeira da Colômbia é composta por três cores: amarelo, vermelho e azul.
DADOS E INFORMAÇÕES SOBRE A BANDEIRA DA COLÔMBIA:
A bandeira da Colômbia foi adotada em 26 de novembro de 1861. Ela é composta por três faixas horizontais nas cores amarela, azul-escuro e vermelha. A faixa amarela, na parte superior, corresponde à metade da área da bandeira. A outra metade inferior é ocupada pelas faixas de cores azul-escuro e vermelha (as duas sendo do mesmo tamanho).
Proporção oficial
A proporção da bandeira da República da Colômbia é de 2:3. Por exemplo, se ela tiver 2 metros de largura, deverá ter 3 de comprimento.
Origem e significado das cores
Essas cores são as escolhidas por aqueles que lutaram pela independência do país no começo do século XIX, contra o domínio espanhol. A composição das cores na bandeira é de autoria do general venezuelano Sebastián Francisco de Miranda Rodríguez. Este general foi também o criador do plano militar de independência das colônias espanholas.
O amarelo representa o ouro e todas as riquezas minerais e naturais do solo colombiano. O azul simboliza a água dos mares que banham a costa do país. Já o vermelho representa o sangue que os colombianos derramaram na luta pela independência do país.
Bandeira nacional da Colômbia |
Dia da Bandeira na Colômbia
O Dia da Bandeira na Colômbia é uma celebração que comemora a adoção e o significado da bandeira nacional. Essa festividade é celebrada no dia 7 de agosto, coincidindo com a comemoração da Batalha de Boyacá, um evento crucial na luta pela independência da Colômbia da Espanha, ocorrida em 1819.
Durante o Dia da Bandeira, são realizadas diversas atividades cívicas e educativas em todo o país para honrar a bandeira colombiana e o que ela representa.
Esse dia é uma oportunidade para os colombianos expressarem seu patriotismo e refletirem sobre sua história nacional, assim como sobre os valores e ideais representados em sua bandeira.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
DUARTE, Marcelo. Almanaque das Bandeiras. São Paulo: Moderna, 2001.