Bandeira da Dinamarca

A bandeira da Dinamarca, conhecida como Dannebrog, apresenta uma cruz nórdica branca deslocada para a esquerda sobre um fundo vermelho, simbolizando o cristianismo.

Bandeira da Dinamarca hasteada em Copenhague, capital do país
Bandeira da Dinamarca hasteada em Copenhague, capital do país

 

DADOS E INFORMAÇÕES SOBRE A BANDEIRA DA DINAMARCA:



A bandeira da Dinamarca, também conhecida como "Dannebrog", é composta por duas cores: vermelho e branco. O fundo é vermelho com a presença de uma cruz branca nórdica, com seu centro deslocado para o lado esquerdo. Foi adotada no ano de 1219.

 

Significado


A cruz branca representa o cristianismo. Já a cor vermelha simboliza a coragem e a bravura dos cavaleiros cruzados.

 

Origem


De acordo com historiadores, a bandeira da Dinamarca surgiu na Idade Média, durante as Cruzadas. A bandeira dinamarquesa deve ter sido criada a partir de alguma bandeira usada nas cruzadas.

 

Porém, o primeiro documento em que ela aparece é do século XIV. A bandeira vermelha com a cruz branca aparece nas armas reais do rei dinamarquês Valdemar IV. 

 

Proporção oficial

 

A proporção da bandeira do Reino da Dinamarca é de 28:37. Por exemplo, se ela tiver 2,8 metros de largura, deverá ter 3,7 metros de comprimento.

 

Curiosidade:

 

- O design da bandeira da Dinamarca influenciou na criação das bandeiras de outros países nórdicos: Suécia, Finlândia, Noruega e Islândia.

Bandeira nacional da Dinamarca

Bandeira nacional da Dinamarca

 

 

O Dia da Bandeira na Dinamarca

 

Na Dinamarca, o Dia da Bandeira, conhecido como "Flagdagen", é celebrado em 5 de setembro de cada ano. Este dia é dedicado a homenagear o exército dinamarquês e é uma adição relativamente recente ao calendário dinamarquês, tendo sido estabelecido em 2009. Serve como um dia para comemorar o serviço dos soldados dinamarqueses e lembrar aqueles que serviram em operações militares internacionais.


 


Temas relacionados